Mentes curiosas, horizontes ilimitados
Tabuleiro Criativo - Estudo de Inglês
Lição 1124

Respostas curtas afirmativas e negativas com os verbos "to be", "have", "can" e auxiliares "do/does"


Vamos lembrar e praticar respostas curtas com o auxiliar "Do", o verbo "to have", o verbo "can" e o verbo "to be".


Exemplos de respostas curtas como verbo "to be":

Is it a car? Yes, it is. → É um carro? Sim, é.

Are you happy? Yes, I am. → Você está feliz? Sim, estou.

Is he hungry? No, it isn't. → Ele está com fome? Não, não está.

Are they friends? No, they aren't. → Eles são amigos? Não, não são.


Exemplos de respostas curtas como verbo "have":

It is a bird. It got wings? Yes, it has. → É um pássaro. Ele tem asas? Sim, ele tem.

Has she got a white t-shirt? Yes, she has. → Ela tem uma camiseta branca. Sim, ela tem.

Has he got an eraser? No, he hasn't. → Ele tem um borracha. Não, ele não tem.

Have you got a pencil? No, I haven't. → Você tem um lápis. Não, eu não tenho.

Do you have a car? Yes, I have. → Você tem um carro. Sim, eu tenho.

Do they have a motorcycle? No, they haven't. → Eles tem uma motocicleta. Não, eles não tem.

Does she have a red dress? Yes, she has. → Ela tem um vestido vermelho? Sim, ela tem.

It is a bird. Does it have wings? No, it hasn't. → É um pássaro. Ele tem asas? Não, ele não tem.


Repare que as resposta curtas com "have" seguem o mesmo padrão quando utilizamos na pergunta "do/does" ou "have/has got". Ou seja, a resposta curta será "has/have" ou "hasn't/haven´t", independente se a pergunta foi feita com "do/does" ou "have/has got".


Exemplos de respostas curtas como o auxiliar "Do":

Do you like salad? Yes, I do. → Você gosta de salada. Sim, eu gosto.

Does he like pizza. Yes, he does. → Ele gosta de pizza. Sim, ele gosta.

Do they want ice cream? No, they don't. → Eles querem sorvete. Não, eles não querem.

Does she want a new t-shirt? No, she doesn't. → Ela quer uma nova camiseta. Não, ela não quer.


Repare que para o verbos que precisam do auxiliar "do/does", a resposta curta não precisa do verbo principal, somente do auxiliar ("do/does" ou "don't/doesn't), e na tradução para o português consideramos o verbo principal que foi utilizado na pergunta.


Exemplos de respostas curtas como o verbo "Can":

Can you dance rock? Yes, I can. → Você consegue dançar rock? Sim, eu consigo.

Can he climb a tree? Yes, he can. → Ele consegue subir em uma árvore. Sim, ele consegue.

Can they run fast? No, they can't. → Eles conseguem correr rápido. Não, eles não conseguem.

Can she rollerblade well? No, she can't. → Ela consegue patinar bem. Não, ela não consegue.

Can the frog jump? Yes, it can. → O sapo consegue pular? Sim, ele consegue.

Can the rabbit climb a tree? No, it can't. → O coelho consegue subir em uma árvore. Não, ele não consegue.


Exercícios
 

1) Escute atentamente, depois escreva as palavras em inglês no seu caderno e leia em voz alta.

Inglês Português
bat morcego
climb escalar, subir
ear orelha
fifteen quinze
fly voar
Inglês Português
fourteen catorze
jump pular
live viver, morar, ao vivo
meat carne
meter metro
Inglês Português
rollerblade patinar, patins.
shoe sapato
sixteen dezesseis
thirteen treze
vegetable vegetal

 

2) Escute atentamente e depois leia as frases abaixo em voz alta.

2.1) Can she rollerblade 15 kilometers? Yes, she can. Can he swim 16 meters? No, he can't.
2.2) Do you like vegetables? Yes, I do. Do you like meat? No, I don't.
2.3) Has the bat got big ears? No. It hasn't. Has it got big wings? Yes, it has.
2.4) Is your car new? Yes, it is. Are you friends? No, we aren't.
2.5) Does your sister live in Spain? Yes, she does. Do you live in Spain? No, I don't.
2.6) Have you got good books? No, I haven't. Have they got black shoes? Yes, they have.

 

3) Faça uma tabela em seu caderno comparando a conjugação do verbos "can", "have", "have got", "to be" e "like", na afirmativa, para todos os pronomes pessoais.

4) Transforme cada frase abaixo em uma pergunta e responda de forma curta. Escreva em seu caderno.

4.1) The bird has wings.
4.2) The cat swims fifteen meters.
4.3) I have got two sandwiches.
4.4) Paul can rollerblade very well.
4.5) He is tired and hungry.
4.6) They have got a bat.

 

5) Escrevas as frases abaixo em inglês.

5.1) A cobra é longa. Ela consegue voar? Não, não consegue.
5.2) Aquela fazenda tem quinze árvores? Não, não tem.
5.3) O homem está com sede? Sim, está. Ele quer água.
5.4) Seu irmão consegue dançar rock? Sim, ele consegue.
5.5) Nós vivemos na Espanha. Nós não temos carro.
5.6) O morcego escuta bem? Sim, ele escuta. Ele tem orelhas grandes? Sim, tem. Ele consegue voar? Sim, consegue.
5.7) Eles escutam bem? Sim, eles escutam. Eles tem orelhas pequenas? Não, não tem.
5.8) Você está bem? Sim, eu estou. Você está com fome ou sede? Não, eu não estou.

 

6) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.

 

7) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.

 

8) Faça um vídeo dizendo em inglês: "O morcelo tem asas grandes e consegue voar rápido. O morcego não consegue correr".

 



Quizes da Lição:
 

Quiz da Lição - Nível 1

Treine o significado das principais palavras desta lição com questões de múltipla escolha.

Tente agora!

Quiz da Lição - Nível 2

Tente lembrar o significado e a ortografia das principais palavras desta lição com questões onde você precisa digitar a palavra correta.

Tente agora!

Quiz da Lição - Nível 3

Você consegue entender o que está sendo dito? Quiz onde você precisa digitar a palavra correta de acordo com o áudio.

Tente agora!

 
Veja também:
 

Ensino - Lições de Inglês Básico 01

Confira todas as lições do nível básico 01

Tente agora!

Ensino - Vocabulário em inglês - Básico 01

Confira lições de palavras para ampliar seu vocabulário - Basico 01

Tente agora!

 
 

Tabuleiro Criativo

É um site de aprendizado e diversão sobre temas diversos. De esportes à jogos de tabuleirio, aqui tem de tudo um pouco. Entre em contato conosco: contato@tabuleirocriativo.com.br