Vamos lembrar e praticar respostas curtas com o auxiliar "Do", o verbo "to have", o verbo "can" e o verbo "to be".
Exemplos de respostas curtas como verbo "to be":
Is it a car? Yes, it is. → É um carro? Sim, é.
Are you happy? Yes, I am. → Você está feliz? Sim, estou.
Is he hungry? No, it isn't. → Ele está com fome? Não, não está.
Are they friends? No, they aren't. → Eles são amigos? Não, não são.
Exemplos de respostas curtas como verbo "have":
It is a bird. It got wings? Yes, it has. → É um pássaro. Ele tem asas? Sim, ele tem.
Has she got a white t-shirt? Yes, she has. → Ela tem uma camiseta branca. Sim, ela tem.
Has he got an eraser? No, he hasn't. → Ele tem um borracha. Não, ele não tem.
Have you got a pencil? No, I haven't. → Você tem um lápis. Não, eu não tenho.
Do you have a car? Yes, I have. → Você tem um carro. Sim, eu tenho.
Do they have a motorcycle? No, they haven't. → Eles tem uma motocicleta. Não, eles não tem.
Does she have a red dress? Yes, she has. → Ela tem um vestido vermelho? Sim, ela tem.
It is a bird. Does it have wings? No, it hasn't. → É um pássaro. Ele tem asas? Não, ele não tem.
Repare que as resposta curtas com "have" seguem o mesmo padrão quando utilizamos na pergunta "do/does" ou "have/has got". Ou seja, a resposta curta será "has/have" ou "hasn't/haven´t", independente se a pergunta foi feita com "do/does" ou "have/has got".
Exemplos de respostas curtas como o auxiliar "Do":
Do you like salad? Yes, I do. → Você gosta de salada. Sim, eu gosto.
Does he like pizza. Yes, he does. → Ele gosta de pizza. Sim, ele gosta.
Do they want ice cream? No, they don't. → Eles querem sorvete. Não, eles não querem.
Does she want a new t-shirt? No, she doesn't. → Ela quer uma nova camiseta. Não, ela não quer.
Repare que para o verbos que precisam do auxiliar "do/does", a resposta curta não precisa do verbo principal, somente do auxiliar ("do/does" ou "don't/doesn't), e na tradução para o português consideramos o verbo principal que foi utilizado na pergunta.
Exemplos de respostas curtas como o verbo "Can":
Can you dance rock? Yes, I can. → Você consegue dançar rock? Sim, eu consigo.
Can he climb a tree? Yes, he can. → Ele consegue subir em uma árvore. Sim, ele consegue.
Can they run fast? No, they can't. → Eles conseguem correr rápido. Não, eles não conseguem.
Can she rollerblade well? No, she can't. → Ela consegue patinar bem. Não, ela não consegue.
Can the frog jump? Yes, it can. → O sapo consegue pular? Sim, ele consegue.
Can the rabbit climb a tree? No, it can't. → O coelho consegue subir em uma árvore. Não, ele não consegue.
1) Escute atentamente, depois escreva as palavras em inglês no seu caderno e leia em voz alta.
Inglês | Português |
bat | morcego |
climb | escalar, subir |
ear | orelha |
fifteen | quinze |
fly | voar |
Inglês | Português |
fourteen | catorze |
jump | pular |
live | viver, morar, ao vivo |
meat | carne |
meter | metro |
Inglês | Português |
rollerblade | patinar, patins. |
shoe | sapato |
sixteen | dezesseis |
thirteen | treze |
vegetable | vegetal |
 
2) Escute atentamente e depois leia as frases abaixo em voz alta.
2.1) Can she rollerblade 15 kilometers? Yes, she can. Can he swim 16 meters? No, he can't. |
2.2) Do you like vegetables? Yes, I do. Do you like meat? No, I don't. |
2.3) Has the bat got big ears? No. It hasn't. Has it got big wings? Yes, it has. |
2.4) Is your car new? Yes, it is. Are you friends? No, we aren't. |
2.5) Does your sister live in Spain? Yes, she does. Do you live in Spain? No, I don't. |
2.6) Have you got good books? No, I haven't. Have they got black shoes? Yes, they have. |
 
3) Faça uma tabela em seu caderno comparando a conjugação do verbos "can", "have", "have got", "to be" e "like", na afirmativa, para todos os pronomes pessoais.
4) Transforme cada frase abaixo em uma pergunta e responda de forma curta. Escreva em seu caderno.
4.1) | The bird has wings. |
4.2) | The cat swims fifteen meters. |
4.3) | I have got two sandwiches. |
4.4) | Paul can rollerblade very well. |
4.5) | He is tired and hungry. |
4.6) | They have got a bat. |
 
5) Escrevas as frases abaixo em inglês.
5.1) A cobra é longa. Ela consegue voar? Não, não consegue. |
5.2) Aquela fazenda tem quinze árvores? Não, não tem. |
5.3) O homem está com sede? Sim, está. Ele quer água. |
5.4) Seu irmão consegue dançar rock? Sim, ele consegue. |
5.5) Nós vivemos na Espanha. Nós não temos carro. |
5.6) O morcego escuta bem? Sim, ele escuta. Ele tem orelhas grandes? Sim, tem. Ele consegue voar? Sim, consegue. |
5.7) Eles escutam bem? Sim, eles escutam. Eles tem orelhas pequenas? Não, não tem. |
5.8) Você está bem? Sim, eu estou. Você está com fome ou sede? Não, eu não estou. |
 
6) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.
 
7) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.
 
8) Faça um vídeo dizendo em inglês: "O morcelo tem asas grandes e consegue voar rápido. O morcego não consegue correr".
 
Quiz da Lição - Nível 1
Treine o significado das principais palavras desta lição com questões de múltipla escolha.
Tente agora!
Quiz da Lição - Nível 2
Tente lembrar o significado e a ortografia das principais palavras desta lição com questões onde você precisa digitar a palavra correta.
Tente agora!
Quiz da Lição - Nível 3
Você consegue entender o que está sendo dito? Quiz onde você precisa digitar a palavra correta de acordo com o áudio.
Tente agora!
Ensino - Vocabulário em inglês - Básico 01
Confira lições de palavras para ampliar seu vocabulário - Basico 01
Tente agora!
Tabuleiro Criativo
É um site de aprendizado e diversão sobre temas diversos. De esportes à jogos de tabuleirio, aqui tem de tudo um pouco. Entre em contato conosco: contato@tabuleirocriativo.com.br