Nesta lição vamos relembrar rapidamente algumas regras de formação do plural, mas vamos focar em palavras que formam o plural de maneira diferenciada. Veja abaixo.
1) Para a maior parte das palavras, formamos o plural da maior parte das palavras somente acrescentando um "s" no final. Por exemplo:
rabbit = coelho → rabbits = coelhos
motorbike = motocicleta → motorbikes = motocicletas.
2) A maioria das palavras que terminam em "ch, s, ss, sh, x", o recebem um "es" no final para formar o plural. Por exemplo:
church = igreja → churches = igrejas
kiss = beijo → kisses = beijos
dish = prato → dishes = pratos.
box= caixa → boxes = caixas
3) Algumas palavras que terminam em "consoante + y" trocam o y por "ies". Por exemplo:
baby = bebê → babies = bebês
city = cidade → cities = cidades.
Mas nem todas, por exemplo:
monkey = macaco → monkeys = macacos
4) Palavras com regras direnciadas, por exemplo:
4.1) Algumas palavras mudam a forma de escrever:
child = criança → children = crianças
man = homem → men = homens
tooth = dente → teeth = dentes
foot = pé → feet = pés
one woman = mulher → two women = mulheres
one mouse = um rato → two mice = 2 ratos
one goose = um ganso → two geese = 2 gansos
4.2) Algumas palavras terminadas em "o" recebem "es" no final:
tomato = tomate → tomatoes = Tomates
hero = herói → heroes = heróis
potato = batata → potatoes = batatas
4.2) Algumas palavras terminadas em "f" ou "fe" o final muda para "ves":
leaf = folha → leaves = folhas
knife = faca → knives = facas
4.3) Algumas palavras não mudam no plural:
one fish = um peixe → two fish = dois peixes
one sheep = uma ovelha → two sheep = duas ovelhas
4.4) Algumas palavas em inglês existem somente no plural:
scissors = tesouras
glasses = óculos
trousers = calças
jeans = jeans
binoculars = binóculos
shorts = shorts
Repare nas palavras acima que normalmente são objetos formados de duas partes semelhantes (duas pernas na calça, duas lentes no óculos, etc), então pode-se utilizar "a pair of" (um par de) como sendo uma peça somente. Veja:
a pair of scissors → um par de tesouras. = 1 tesoura
Como o singular não existe para as palavras acima, usamos as mesmas no plural, por exemplo:
I need scissors. → Eu preciso de tesouras.
1) Escute atentamente, depois escreva as palavras em inglês no seu caderno e leia em voz alta.
Inglês | Português |
glasses | óculos |
trousers | calça |
scissors | tesouras |
shorts | shorts, bermuda |
jeans | jeans |
Inglês | Português |
tooth | dente |
teeth | dentes |
fish | peixe, peixes |
sheep | ovelha, ovelhas |
knife | faca |
Inglês | Português |
knives | facas |
tomato | tomate |
tomatoes | tomates |
potato | batata |
potatoes | batatas |
 
2) Escute atentamente e depois leia as frases abaixo em voz alta.
2.1) I need good glasses. I can't see very well. |
2.2) Do you have sharp scissors? Does he have sharp knives? |
2.3) My trousers are black. Your trousers are white. |
2.4) My shorts are old. I need new shorts. |
2.5) The lion has sharp teeth. The baby has one tooth. |
2.6) I have twelve sheep in my farm. You have one sheep in your farm. |
 
3) Explique as principais regras de formação do plural e dê pelo menos um exemplo para cada regra. Escreva em seu caderno.
4) Transforme as frases abaixo em perguntas. Escreva em seu caderno.
4.1) | I have four mice. |
4.2) | He has two potatoes. |
4.3) | These knives are sharp. |
4.4) | The fish can swim. |
 
5) Para cada grupo de palavras abaixo, escreva uma frase. A frase deve conter todas as palavras do grupo.
5.1) | can / not / ride / bike |
5.2) | trousers / like / big |
5.3) | sheep / three / park |
5.4) | tomatoes / red / farm |
5.5) | airport / ride / nice |
5.6) | walk / babies / can't |
 
6) Escrevas as frases abaixo em inglês.
6.1) Os ratos tem bebês, mas eles não são agradáveis. |
6.2) Os peixes conseguem andar? Não, não conseguem. |
6.3) Eu preciso de duas facas afiadas. |
6.4) Você tem uma faca grande? Eu quero uma faca grande. |
6.5) Aquele bebê tem um dente. A cobra tem dois dentes longos. |
6.6) Suas calças estão velhas. Você precisa de calças novas. |
6.7) Sarah gosta de jeans. Ela quer um jeans azul. |
6.8) Estes tomates vermelhos e estas batatas amarelas estão deliciosas. |
 
7) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.
 
8) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.
 
9) Faça um vídeo dizendo em inglês: "Eu gosto de batata e tomate. Eu quero duas batatas e dois tomates."
 
Quiz da Lição - Nível 1
Treine o significado das principais palavras desta lição com questões de múltipla escolha.
Tente agora!
Quiz da Lição - Nível 2
Tente lembrar o significado e a ortografia das principais palavras desta lição com questões onde você precisa digitar a palavra correta.
Tente agora!
Quiz da Lição - Nível 3
Você consegue entender o que está sendo dito? Quiz onde você precisa digitar a palavra correta de acordo com o áudio.
Tente agora!
Ensino - Vocabulário em inglês - Básico 01
Confira lições de palavras para ampliar seu vocabulário - Basico 01
Tente agora!
Tabuleiro Criativo
É um site de aprendizado e diversão sobre temas diversos. De esportes à jogos de tabuleirio, aqui tem de tudo um pouco. Entre em contato conosco: contato@tabuleirocriativo.com.br