Conhecimento e diversão para todas as idades
Tabuleiro Criativo - Estudo de Inglês
Lição 1144

Palavras com regras diferenciadas para o plural


Nesta lição vamos relembrar rapidamente algumas regras de formação do plural, mas vamos focar em palavras que formam o plural de maneira diferenciada. Veja abaixo.


1) Para a maior parte das palavras, formamos o plural da maior parte das palavras somente acrescentando um "s" no final. Por exemplo:

rabbit = coelho → rabbits = coelhos

motorbike = motocicleta → motorbikes = motocicletas.


2) A maioria das palavras que terminam em "ch, s, ss, sh, x", o recebem um "es" no final para formar o plural. Por exemplo:

church = igreja → churches = igrejas

kiss = beijo → kisses = beijos

dish = prato → dishes = pratos.

box= caixa → boxes = caixas


3) Algumas palavras que terminam em "consoante + y" trocam o y por "ies". Por exemplo:

baby = bebê → babies = bebês

city = cidade → cities = cidades.

Mas nem todas, por exemplo:

monkey = macaco → monkeys = macacos


4) Palavras com regras direnciadas, por exemplo:

4.1) Algumas palavras mudam a forma de escrever:

child = criança → children = crianças

man = homem → men = homens

tooth = dente → teeth = dentes

foot = pé → feet = pés

one woman = mulher → two women = mulheres

one mouse = um rato → two mice = 2 ratos

one goose = um ganso → two geese = 2 gansos


4.2) Algumas palavras terminadas em "o" recebem "es" no final:

tomato = tomate → tomatoes = Tomates

hero = herói → heroes = heróis

potato = batata → potatoes = batatas


4.2) Algumas palavras terminadas em "f" ou "fe" o final muda para "ves":

leaf = folha → leaves = folhas

knife = faca → knives = facas


4.3) Algumas palavras não mudam no plural:

one fish = um peixe → two fish = dois peixes

one sheep = uma ovelha → two sheep = duas ovelhas


4.4) Algumas palavas em inglês existem somente no plural:

scissors = tesouras

glasses = óculos

trousers = calças

jeans = jeans

binoculars = binóculos

shorts = shorts


Repare nas palavras acima que normalmente são objetos formados de duas partes semelhantes (duas pernas na calça, duas lentes no óculos, etc), então pode-se utilizar "a pair of" (um par de) como sendo uma peça somente. Veja:

a pair of scissors → um par de tesouras. = 1 tesoura

Como o singular não existe para as palavras acima, usamos as mesmas no plural, por exemplo:

I need scissors. → Eu preciso de tesouras.


Exercícios
 

1) Escute atentamente, depois escreva as palavras em inglês no seu caderno e leia em voz alta.

Inglês Português
glasses óculos
trousers calça
scissors tesouras
shorts shorts, bermuda
jeans jeans
Inglês Português
tooth dente
teeth dentes
fish peixe, peixes
sheep ovelha, ovelhas
knife faca
Inglês Português
knives facas
tomato tomate
tomatoes tomates
potato batata
potatoes batatas

 

2) Escute atentamente e depois leia as frases abaixo em voz alta.

2.1) I need good glasses. I can't see very well.
2.2) Do you have sharp scissors? Does he have sharp knives?
2.3) My trousers are black. Your trousers are white.
2.4) My shorts are old. I need new shorts.
2.5) The lion has sharp teeth. The baby has one tooth.
2.6) I have twelve sheep in my farm. You have one sheep in your farm.

 

3) Explique as principais regras de formação do plural e dê pelo menos um exemplo para cada regra. Escreva em seu caderno.

4) Transforme as frases abaixo em perguntas. Escreva em seu caderno.

4.1) I have four mice.
4.2) He has two potatoes.
4.3) These knives are sharp.
4.4) The fish can swim.

 

5) Para cada grupo de palavras abaixo, escreva uma frase. A frase deve conter todas as palavras do grupo.

5.1) can / not / ride / bike
5.2) trousers / like / big
5.3) sheep / three / park
5.4) tomatoes / red / farm
5.5) airport / ride / nice
5.6) walk / babies / can't

 

6) Escrevas as frases abaixo em inglês.

6.1) Os ratos tem bebês, mas eles não são agradáveis.
6.2) Os peixes conseguem andar? Não, não conseguem.
6.3) Eu preciso de duas facas afiadas.
6.4) Você tem uma faca grande? Eu quero uma faca grande.
6.5) Aquele bebê tem um dente. A cobra tem dois dentes longos.
6.6) Suas calças estão velhas. Você precisa de calças novas.
6.7) Sarah gosta de jeans. Ela quer um jeans azul.
6.8) Estes tomates vermelhos e estas batatas amarelas estão deliciosas.

 

7) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.

 

8) Escute atentamente e escreva o que você ouviu no seu caderno.

 

9) Faça um vídeo dizendo em inglês: "Eu gosto de batata e tomate. Eu quero duas batatas e dois tomates."

 



Quizes da Lição:
 

Quiz da Lição - Nível 1

Treine o significado das principais palavras desta lição com questões de múltipla escolha.

Tente agora!

Quiz da Lição - Nível 2

Tente lembrar o significado e a ortografia das principais palavras desta lição com questões onde você precisa digitar a palavra correta.

Tente agora!

Quiz da Lição - Nível 3

Você consegue entender o que está sendo dito? Quiz onde você precisa digitar a palavra correta de acordo com o áudio.

Tente agora!

 
Veja também:
 

Ensino - Lições de Inglês Básico 01

Confira todas as lições do nível básico 01

Tente agora!

Ensino - Vocabulário em inglês - Básico 01

Confira lições de palavras para ampliar seu vocabulário - Basico 01

Tente agora!

 
 

Tabuleiro Criativo

É um site de aprendizado e diversão sobre temas diversos. De esportes à jogos de tabuleirio, aqui tem de tudo um pouco. Entre em contato conosco: contato@tabuleirocriativo.com.br