Conheça o jogo Combate
A partir de 8 anos Idade recomendada |
2 jogadores Número de Jogadores |
30 minutos Tempo Médio de Jogo |
Fácil Nível de Complexidade |
Combate é um jogo popularmente conhecido mundialmente com o nome de "Stratego". Acredita-se que tenha surgido na França por volta de 1910, com o nome de "L´attaque'. O jogo teve larga distribuição na Europa a partir da Segunda Guerra Mundial.
O jogo Combate é composto por um tabuleiro representando um campo de batalha e 80 peças que incluem diversas patentes do exército (tenente, soldado, sabo, capitão, etc), cada uma com uma força de ataque correspondente e algumas com habilidades especiais. O objetivo de cada jogador é resgatar o prisioneiro capturado pelo exército inimigo. O ataque é feito simplesmente movimentado uma peça (soldado) para uma posição do tabuleiro que já possua uma peça do adversário, e irá vencer a luta o soldado que possuir a maior força de ataque. Mas o ponto chave do jogo é descobrir quais são a patentes das peças do adversário, pois cada jogador consegue visualizar somente as patentes (e força de ataque) das suas próprias peças, e não consegue visualizar as patentes das peças do adversário (as peças possuem identificação somente na face que fica virada para o próprio jogador).
Combate é particularmente popular em regiões da Europa como Holanda, Alemanha e Grécia, e existem algumas variantes do jogo, tanto em número de componentes quanto em regras. Também existem torneios mundiais deste jogo e uma federação internacional (ISF – "International Stratego Federation") que dispõe sobre as regras e organiza campeonatos.
Combate é um jogo de tabuleiro para 2 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 30 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Estrela. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Combate contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Atenção
- Percepção
- Memória
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Combate
O jogo Combate é composto por um tabuleiro representando um campo de batalha e 80 peças representando diversas patentes do exército (tenente, soldado, sabo, capitão, etc), 2 prisioneiros, 2 agentes secretos e minas terrestres. O tabuleiro possui marcações na forma de um grid com 10 fileiras e 10 colunas, totalizando 100 posições para os jogadores colocarem suas peças. Cada uma das peças possui valores de ataque de acordo com seu tipo, que durante o jogo serão comparados para se determinar o vencedor de um combate entre duas peças. Os valores de ataque de cada patente estão mostrados nas peças e na lateral do tabuleiro (exemplo: os soldados possuem força de ataque 2, os cabos tem força de ataque 3, os sargentos tem força de ataque 4, e assim por diante). Cada jogador inicia o jogo com 40 peças, incluindo 1 prisioneiro para cada um.
A missão dos dois exércitos é a mesma: resgatar o prisioneiro de guerra. O primeiro a resgatar a peça de prisioneiro vencerá o jogo.
Cada jogador pode dispor as 40 peças que recebeu da forma que desejar no seu lado do tabuleiro. As peças possuem identificação (e figura!) somente de um lado e são dispostas no tabuleiro de forma que cada jogador consiga ver a identificação de suas peças, porém não consiga ver a identificação das peças do adversário. Esta é justamente a parte central da estratégia do jogo, pois em seu turno cada jogador poderá utilizar uma de suas peças para atacar um jogador adversário, e o vencedor do embate será aquele que possuir a maior força de ataque (se as duas peças tiverem a mesma força de ataque, ambas saem do jogo). As força de ataque vão de 1 a 10, e as peças com ataques menores estão presentes em maior quantidade. Por exemplo: dentre as 40 peças iniciais de cada jogador, estão 8 soldados com força de ataque 2, mas somente 3 capitães com força de ataque 7. Cada exército possui somente um general com força de ataque 10.
O ataque é feito simplesmente movimentado uma peça para uma posição do tabuleiro que já possua uma peça do adversário. Exemplo: José decide usar o seu capitão para atacar uma peça de Carlos, que se encontra na frente deste capitão. José não sabe qual é a força desta peça de Carlos, porém como seu tenente tem força 7, ele sabe que é capaz de derrotar a maioria das peças do adversário. José arrisca o ataque movimentando sua peça para a mesma posição da peça do adversário. Ambas as forças são então comparadas e José descobre que acabou de atacar um sargento, que possui força 4. José ganha esta luta, então o capitão de José ocupa a posição no tabuleiro e o sargento de Carlos é retirado do jogo (por outro lado, Carlos agora sabe que aquela peça de José é um tenente, e se conseguir memorizar a posição deste tenente ao longo do jogo, terá uma vantagem estratégica para planejar suas jogadas).
Os jogadores se alternam em turnos, e em seu turno o jogador poderá movimentar somente uma peça. O movimento pode ser para frente, para trás e para os lados (não é permitido se movimentar na diagonal). Também não é permitido saltar sobre outra peça. As peças de soldados podem se movimentar quantas posições quiserem (contanto que o ataque não aconteça na mesma rodada em que a peça se movimentou mais de uma casa). As peças de minas e o prisioneiro não podem se movimentar. Todas as demais peças podem se movimentar somente uma posição por vez. Não é permitido se movimentar sobre os lagos desenhados no tabuleiro.
O Agente Secreto é a peça com menor força (Força 1), porém ele é o único que consegue eliminar o general (Força 10) quando estiver atacando. Mas se o general for o atacante, então o agente secreto é eliminado.
Os cabos possuem força de ataque 3, porém são os únicos que conseguem desativar as minas, retirando-as do tabuleiro. As minas terrestres são peças importantes para esta batalha, pois as peças que atacam as minas são retiradas do jogo. A mina terrestre também deverá ser retirada do tabuleiro. Muitos jogadores utilizam as minas ao redor do prisioneiro.
Os poderes especiais de algumas peças do jogo são bastante úteis, mas devem ser usados com sabedoria, pois fornecem informações importantes para o adversário! Por exemplo: João acha que seu exército está muito recuado e quer ocupar o campo do adversário. José então decide usar um soldado que está mais afastado para se aproximar e movimenta este soldado 4 posições para frente. Como somente o soldado pode se movimentar mais de uma posição, Carlos agora já sabe que aquela peça de José é um soldado e então coloca um de seus tenentes próximo do soldado para capturar a peça em uma rodada futura.
O jogo termina quando algum dos jogadores fizer um ataque e conseguir encontrar o prisioneiro que está com o adversário. Este jogador liberta o prisioneiro e vence a batalha! Também se um dos exércitos ficar apenas com as minas terrestres e com o prisioneiro ele estará derrotado (pois não há mais como se movimentar).
Combate é um jogo com regras fáceis de se memorizar e que, embora dependa bastante da sorte, consegue estimular a observação e estratégia de crianças e adultos.
Obs: Neste review de Combate as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Combate |
Idade recomendada: | A partir de 8 anos |
Número de Jogadores: | 2 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 30 minutos |
Editora Nacional: | Estrela |
Editora Original: | Carlit |
Ano: | 1980 |
Autor: | Jacques Johan Mogendorff |
Arte: | Donato Giancola,Michael Graves |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 27x27,5x6,5 cm |
Peso: | 0,635 Kg |
Mecânicas: | Movimento em Grades Memória Posicionamento Secreto |
Componentes: | 1 tabuleiro 40 peças verdes 40 peças pretas 2 folhas de etiquetas autoadesivas manual de instruções |
Manual: | Baixar o Manual |
Preço Médio
O preço médio de Combate registrado em 2019 é de R$ 70.