Conheça o jogo Decrypto


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A partir de 12 anos
Idade recomendada
4 a 8 jogadores
Número de Jogadores
30 minutos
Tempo Médio de Jogo
Fácil
Nível de Complexidade

Em Decrypto, duas equipes competem para descobrir quem são os melhores decodificadores. O objetivo é transmitir códigos para os colegas de equipe sem deixar a equipe adversária interceptá-los. Assim, as informações fornecidas devem ser suficientemente claras para que a própria equipe compreenda, mas suficientemente vagas para que a equipe adversária fique confusa. Cada equipe irá tentar interceptar os códigos dos oponentes.

Durante cada rodada de jogo, um jogador de cada equipe é escolhido para ser o "Encriptador" que irá conhecer o código (que tem a forma de 3 números sequenciais) e deverá fornecer as pistas para a própria equipe decifrá-lo. No início do jogo cada equipe recebe 1 painel (com espaços numerados de 1 a 4) e 4 cartas de palavras chave. Cada carta é colocada no espaço correspondente a um número do painel sem que a equipe adversária possa ver quais são as palavras chaves correspondentes a cada número. Por exemplo: A equipe branca recebeu cartas com as palavras chave "Preto", "Libélula", "Coquetel" e "Sombreiro, e as colocou nos espaços numerados de 1 a 4 do painel da equipe. O Encriptador da equipe então sorteia uma carta de código com 3 dígitos (por exemplo: 4.2.1) e sua missão é fornecer 3 dicas para sua equipe, uma para cada número. As dicas podem ser palavras, frases, mímicas, etc, relacionadas com as palavras chave, de forma que pelas posições destas palavras no painel o time consiga adivinhar os 3 números marcados na carta de código. Por exemplo, se o primeiro número da carta de código é 4 então o Encriptador poderia utilizar a palavra "Guarda Sol" esperando que sua equipe relacione "Guarda Sol" com a palavra "Sombrero" que está na posição 4. Da mesma forma, "Borboleta" e "Cor" seriam dicas que poderiam ser relacionadas com as palavras chave nas posições corretas para que a equipe consiga adivinhar o código "4.2.1" mostrado na carta de código. As dicas não precisam se limitar a palavras similares (podem ser utilizadas frases, canções, mímicas, etc). Ambas as equipes escutam cada dica e terão oportunidade de adivinhar o número da carta de código, porém somente a própria equipe do Encriptador tem acesso as próprias palavras chave, portanto é muito mais fácil "decifrar" a mensagem da própria equipe do que "interceptar" a mensagem da equipe adversária.

As equipes possuem um bloco específico para anotações das dicas, e cada equipe deve tomar nota também das dicas para equipe adversária, pois conforme as rodadas vão sendo jogadas, as dicas acumuladas fornecerão informação valiosa para cada equipe consiga inferir as palavras chaves do painel da outra equipe, facilitando a "interceptação" das mensagens. Após fornecimento das dicas o primeiro palpite é da equipe adversária e se este palpite estiver correto, então o código foi interceptado corretamente e esta equipe ganha 1 ponto de interceptação. Não se perdem pontos por falha (palpite incorreto) na interceptação. Por outro lado, a equipe do Encriptador também irá dar o seu palpite se o mesmo não for correto, então a equipe é penalizada com 1 ficha de comunicação falha (se o palpite estiver correto, nenhuma penalidade é aplicada mas também nenhum ponto é ganho). O jogo prossegue com as equipes e os encriptadores se alternando em rodadas. A equipe que interceptar corretamente dois códigos ganha o jogo. Por outro lado, se uma equipe receber duas fichas de identificação falha ela perde o jogo. Uma partida de Decrypto dura em média 5 rodadas. O manual contém regras opcionais para 3 jogadores. Decrypto é fácil de aprender e vai exercitar a criatividade e capacidade de comunicação dos jogadores.

Decrypto é um jogo para 4 a 8 jogadores, recomendado a partir de 12 anos e com duração média de 30 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Galapagos. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo Decrypto

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Decrypto contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Comunicação
- Criatividade
- Lógica

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Ficha Técnica do Jogo

Título:Decrypto
Idade recomendada:A partir de 12 anos
Número de Jogadores:4 a 8 jogadores
Tempo Médio de Jogo:30 minutos
Editora Nacional:Galapagos
Editora Original:Le Scorpion Masquê
Ano:2019
Autor:Thomas Dagenais-Lespérance
Arte:Fabien Fulchiron, Manuel Sanchez,NILS
Idioma:Português - BR
Dimensões:30x25x12 cm
Peso:0,8 Kg
Mecânicas:Jogo em Equipe
Componentes:48 Cartas de Código (1 baralho preto e 1 baralho branco
ambos com 24 cartas)
110 cartas de palavra-chave (440 palavras no total)
4 fichas de interceptação (brancas) e 4 fichas de comunicação falha (pretas)
1 ampulheta (30 segundos)
50 folhas de anotação
2 Telas
1 Livros de Regras
Manual:Baixar o Manual

Preço Médio

O preço médio de Decrypto registrado em 2019 é de R$ 150.


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