Conheça o jogo Planet
A partir de 8 anos Idade recomendada |
2 a 4 jogadores Número de Jogadores |
30 minutos Tempo Médio de Jogo |
Fácil Nível de Complexidade |
Um mundo está tomando forma em suas mãos. Espalhe suas cadeias montanhosas e desertos, expanda suas florestas, oceanos e geleiras! Nos 12 turnos que compõem uma partida de Planet, as peças de Continente serão posicionadas estratégicamente em torno do núcleo de planeta de cada jogador, aderindo magneticamente ao núcleo e formando biomas ideais para a vida animal. Os jogadores marcam pontos por completar objetivos e por povoar seu Planeta com o máximo de animais possíveis!
Planet é um jogo para 2 a 4 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 30 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Papergames. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Planet contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Percepção visual
- Atenção
- Planejamento
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Planet
No jogo Planet, o objetivo é ser o jogador com o maior número de pontos ao final da partida. Os jogadores marcam pontos através das regiões formadas em seus planetas (de acordo com a carta de objetivo secreto) e acumulando cartas de animais cada vez que conseguem estabelecer determinadas condições de habitat. Planet inclui 50 peças de continentes, 4 núcleos de planeta (um para cada jogador), 45 cartas de animais e 5 cartas de objetivo "Habitat Natural.". Cada núcleo de planeta é um dodecadedro sólido em que as peças de continente conseguem aderir magneticamente e cada peça de continente é um pentágono que possui a forma exata para aderir perfeitamente às faces do planeta. Cada uma das 5 partes do pentágono representa um tipo de terreno de acordo com a sua ilustração, de forma que uma peça de continente pode conter um ou mais tipos de terreno. São cinco tipos de terreno disponíveis no jogo: Montanhas, desertos, florestas, oceanos e geleiras.
Na preparação do jogo, as peças de continente e 20 cartas de animais aleatórias são colocadas na mesa em um forma específica, formando arranjo com 12 colunas e 4 linhas, conforme mostrado na figura. Cada coluna do arranjo corresponde a um turno e a primeira linha do arranjo corresponde às peças de continente que serão utilizadas em cada turno (5 peças por turno, colocadas em pilhas individuais com a face para baixo). As demais linhas correspondem aos animais que podem ser conquistados nestes turnos. Cada jogador inicia o jogo com um núcleo de planeta vazio (sem nenhuma peça de continente aderida) e com uma carta de objetivo secreto "Habitat Natural".
Em cada rodada, as 5 peças de continente correspondentes a esta rodada serão reveladas e em seu turno cada jogador poderá escolher uma (somente uma) das peças disponíveis e colocá-la em um espaço livre de seu planeta. No jogo Planet o jogador inicial é o mais novo (ele será o primeiro a escolher uma peça na primeira rodada). Nas rodadas seguintes o primeiro jogador a escolher será o próximo no sentido horário (sempre o jogador à esquerda do anterior será o primeiro a escolher na próxima rodada).
As peças que restarem nas primeiras rodadas são utilizadas para completar os espaços na 11º e 12º colunas, correspondentes a estas rodadas de jogo (sempre em grupos de 5 peças, e quando as pilhas estiverem completas as demais peças serão descartadas). Cada carta de objetivo “Habitat Natural” pode render pontos, ao final da partida, pelo total de áreas (triângulos) do habitat indicado, de acordo com a quantidade deste habitat presente no planeta do jogador que tem a carta. Ex: Pedro tem a carta de Habitat Natural "Geleira", que indica que podem ser ganhos 2, 4, 6, 8 ou 10 pontos se Pedro tiver respectivamente 11, 14, 17, 21 ou 25 áreas de geleira em seu planeta ao final da partida. Pedro termina o jogo com 19 áreas de geleira e conquista 6 pontos pela sua carta de objetivo.
A qualquer momento durante a partida, os jogadores podem examinar os planetas dos outros jogadores ou fazer perguntas a respeito de suas áreas e regiões. Uma área é definida como sendo cada triângulo da peça de continente e uma região é um conjunto de áreas ligadas de forma contínua.
Do terceiro turno em diante, a vida começa a surgir nos planetas. Ao final da etapa de escolha das peças de continente, todos os jogadores verificam se seu Planeta atende as condições necessárias para hospedar os animais das cartas que podem ser ganhas a cada turno. O jogador que possuir as melhores condições do habitat indicado para hospedar o animal irá ganhar a carta correspondente (ao final da partida, as cartas de animais conquistadas poderão valer 1 ou 2 pontos).
Existem 3 tipos de condições para hospedar animais em um planeta, de acordo com os símbolos presentes em cada carta:
1) Se a carta possuir o símbolo de 5 pentágonos: O jogador deve ter a maior quantidade de regiões do tipo de habitat indicado para ganhar a carta. Por exemplo, é preciso ter a maior quantidade de regiões de florestas para hospedar um panda.
2) Se a carta possuir o símbolo de 2 pentágonos (um grande e um pequeno): Para ganhar a carta é preciso ter a maior região contínua do habitat indicado no pentágono, desde que a esta região encoste em pelo menos uma área do habitat indicado pelo pentágono menor. Exemplo, para hospedar o elefante, o jogador precisaria ter a maior região de deserto que encosta em pelo menos uma área de montanha.
3) Se a carta possuir o símbolo de 2 pentágonos (um grande e um pequeno), com um X marcado no pentágono menor: Para ganhar a carta é preciso ter a maior região de contínua do habitat indicado no pentágono maior, desde que não encoste em nenhuma região do habitat indicado no pentágono menor. Por exemplo, para hospedar a rena, o jogador precisaria ter a maior região de geleira que não encosta em uma área de deserto.
Se houver empate na disputa pela carta, nenhum jogador ganha o animal e a carta é colocada no final da coluna de cartas da próxima rodada. Então, é possível que os jogadores ganhem aquela carta mais tarde. Após a fase de conquista das cartas de animais, a rodada termina e uma nova rodada começa. O jogo termina ao fim da 12º rodada, quando os planetas dos jogadores estarão totalmente cobertos e depois que as últimas cartas de animais tiverem sido conquistadas. Cada jogador calcula os pontos que conquistou somando os pontos de sua carta de objetivo "Habitat Natural" com os pontos obtidos pelas cartas de animais. Cada jogador marca 1 ponto por carta de animal cujo habitat seja o mesmo daquele na sua carta de objetivo e 2 pontos por carta de animal cujo habitat não seja o mesmo daquele na sua carta de objetivo. O vencedor será o jogador com o maior total de pontos ao final da partida!
O jogo Planet inova ao trazer a dinâmica de percepção visual para uma montagem 3D, aliada a uma temática inspirada na natureza. É um jogo divertido e com regras simples, recomendado para toda a família!
Obs: Neste review de Planet as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Planet |
Idade recomendada: | A partir de 8 anos |
Número de Jogadores: | 2 a 4 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 30 minutos |
Editora Nacional: | Papergames |
Editora Original: | Blue Orange (EU) |
Ano: | 2020 |
Autor: | Urtis Sulinskas |
Arte: | Sabrina Miramon |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 30,0x30,0x8,5 cm |
Peso: | 1,2 Kg |
Mecânicas: | EN - Drafting Colocação de Peças EN - Turn Order: Progressive |
Componentes: | 4 Núcleos de Planeta em 3D 50 Peças de Continente Magnéticas 45 Cartas de Animal 5 Cartas de Objetivo 1 Ficha de Primeiro Jogador 1 Berço Plástico para Acondicionar as Peças |
Manual: | Baixar o Manual |
Preço Médio
O preço médio de Planet registrado em 2019 é de R$ 200.