Conheça o jogo Sagrada
A partir de 14 anos Idade recomendada |
1 a 4 jogadores Número de Jogadores |
45 minutos Tempo Médio de Jogo |
Fácil Nível de Complexidade |
O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade de Barcelona, na Espanha, que começou a ser construído em 1882 e continua sendo construído até hoje (a previsão de término é no ano de 2026). No jogo Sagrada, você é um artista competindo com colegas de profissão para criar o mais lindo vitral da Sagrada Família. Suas peças de vidro são representadas por dados que têm uma cor e um tom, o qual é indicado pelos valores exibidos nos dados (quanto mais baixo o valor, mais claro o tom).
A cada rodada, os jogadores se revezarão para comprar dados de um acervo, colocando-os em suas janelas. Os jogadores devem posicioná-los de acordo com as restrições de cor e tom de sua carta de Janela, além de não ser permitido ter dados adjacentes de mesma cor ou valor. Após 10 rodadas, os jogadores pontuam com base em objetivos públicos e pessoais - o artesão com a maior pontuação é o vencedor!
Sagrada é um jogo para 1 a 4 jogadores, recomendado a partir de 14 anos e com duração média de 45 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Galapagos. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Sagrada contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Adaptação
- Percepção visual
- Decisão
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Sagrada
Em Sagrada, cada jogador montará o seu "vitral", escolhendo e colocando dados coloridos em sua cartela de jogador (janela), respeitando regras específicas e as cores mostradas na cartela. Sagrada contém 90 bonitos dados disponíveis em 5 cores diferentes: vermelho, amarelo, verde, azul e roxo. O objetivo do jogo é ser conseguir o maior número de pontos ao final do jogo e os jogadores conseguem baseado na sua janela e no cumprimento de seus objetivos individuais e coletivos. Uma partida de Sagrada é jogada em exatamente 10 rodadas.
Na preparação do jogo, cada jogador escolhe uma cartela de janela e recebe uma carta de objetivo pessoal. No centro da mesa são reveladas 3 cartas de objetivos coletivos e 3 cartas de ferramentas (cartas que permitem alterar o resultado dos dados ou as regras de montagem, facilitando a construção do vitral). Cada jogador recebe também marcadores de benefício que são consumidos cada vez que o jogador faz o opção de utilizar o benefício de uma carta de ferramenta. O número de marcadores de benefícios recebido por cada jogador depende da dificuldade da cartela de janela e é indicado na própria cartela. Confira abaixo os exemplos.
Exemplo de objetivo pessoal "Tons de roxo": Cada dado roxo utilizado no vitral pelo jogador garante o número de pontos de vitória mostrado na face do dado.
Exemplo de objetivo coletivo "Colunas com cores variadas": Garante 5 Pontos de Vitória para cada coluna em que não houver nenhuma cor de dado repetida.
Exemplos de cartas de ferramentas: "Mude o dado escolhido para o lado oposto", ou ainda "Diminua ou Aumente 1 no valor do dado escolhido".
Em cada rodada existe um jogador que é o responsável por jogar os dados. O número de dados a ser rolado é igual ao número de jogadores mais um (exemplo: Em uma partida com 4 jogadores são rolados 4 x 2 + 1 = 9 dados). Em seguida cada jogador na sua vez pode realizar uma ou ambas das seguintes ações em qualquer ordem:
1) Escolher um dado e colocar na sua cartela de janela (veja as regras de colocação abaixo).
2) Utilizar a ação descrita em uma das três cartas de ferramenta reveladas sobre a mesa (gastando um marcador de benefício da sua reserva com esta ação).
O jogador também pode optar por não efetuar ação nenhuma e passar a vez.
As regras de colocação de dados na cartela de janela são as seguintes:
1) O primeiro dado a ser colocado deve tocar ao menos uma borda da cartela. Os dados subsequentes devem tocas ao menos uma face ou vértice de um dado já colocado.
2) Os dados devem obedecer as restrições de cor e valor da cartela. Exemplo: Um espaço vermelho somente pode ser preenchido por um dado vermelho (de qualquer valor). Um espaço mostrando o número 3 somente pode ser preenchido com um dado mostrando um 3 (de qualquer cor). Um espaço em branco pode receber um dado de qualquer cor ou valor.
3) Os dados não podem ser posicionados ortogonalmente (acima, abaixo ou aos lados) de outro dado de mesma cor ou valor. Exemplo: Dois dados vermelhos ou dois dados mostrando o número 3 não podem ser colocados lado à lado.
Cada jogador vai ter a oportunidade de jogar duas vezes na rodada (dois turnos). O detalhe aqui é que o primeiro turno prossegue em sentido horário e quando o último jogador tiver concluído seu primeiro turno, então o segundo turno iniciará na ordem reversa (em sentido anti horário, começando pelo último jogador que acabou de jogar).
Ao fim da décima rodada o jogo termina e cada jogador faz a contagem do seu Total de Pontos de Vitória, somando os pontos ganhos por cada objetivo cumprido nas cartas de objetivo coletivo e na carta de objetivo pessoal. Além disso, cada marcador de benefício não utilizado garante um ponto de vitória. Os jogadores perdem 1 ponto de vitória para cada espaço livre em suas janelas. O jogador com maior número de Pontos de Vitória é o vencedor.
Sagrada é um jogo com um lindo visual e sem regras complicadas. É fácil de explicar e de se jogar. Os dados coloridos e translucentes combinam com o tema e colaboram muito para o visual. O manual contém regras para jogo solo (1 jogador).
Obs: Neste review de Sagrada as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Sagrada |
Idade recomendada: | A partir de 14 anos |
Número de Jogadores: | 1 a 4 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 45 minutos |
Editora Nacional: | Galapagos |
Editora Original: | Floodgate Games |
Ano: | 2017 |
Autor: | Adrian Adamescu, Daryl Andrews |
Arte: | Adrian Adamescu, Daryl Andrews, Peter Wocken |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 22,0x30,0x8,0 cm |
Peso: | 1,1 Kg |
Mecânicas: | Seleção de Cartas Rolagem de Dados Construção a partir de Modelo Colecionar Componentes |
Componentes: | 90 Dados 4 Fichas de Jogador 12 Cartas de Modelo de Janela 12 Cartas de Ferramenta 15 Cartas de Objetivo 1 Bolsa de Dados 1 Registro de Rodadas 4 Marcadores de Pontuação 24 Marcadores de Benefício 1 Manual de Regras |
Manual: | Baixar o Manual |
Prêmios e Méritos
2018 Origins Awards Best Family Game Nominee
2018 Origins Awards Best Board Game Nominee
2017 Meeples' Choice Nominee
2017 Golden Geek Most Innovative Board Game Nominee
2017 Golden Geek Board Game of the Year Nominee
2017 Golden Geek Best Solo Board Game Nominee
2017 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
2017 Golden Geek Best Board Game Artwork & Presentation Nominee
2017 Cardboard Republic Architect Laurel Nominee
Preço Médio
O preço médio de Sagrada registrado em 2019 é de R$ 250.