Conheça o jogo Zombicide Invader
A partir de 14 anos Idade recomendada |
1 a 6 jogadores Número de Jogadores |
60 minutos Tempo Médio de Jogo |
Moderada Nível de Complexidade |
A busca por um novo tipo de combustível colocou a raça humana frente a frente com seu maior desafio! Agora, presos em um planeta distante, cientistas e soldados precisarão lutar lado a lado para garantir sua sobrevivência.Os seres humanos partiram para as estrelas em busca de combustível de alta potência e encontraram-no no canto remoto do universo no pequeno planeta PK-L7. A descoberta de Xenium - um composto escuro e oleoso bem abaixo da superfície do planeta - era tudo o que eles esperavam. Mas eles também encontraram algo mais. O ataque dos Xenos foi brutal e implacável. Enquanto os cientistas e os soldados os impedem da melhor forma possível, os Xenos ainda estão chegando...
Os sobreviventes vão lutar contra Xenos, resgatar, recuperar dados vitais, revelar segredos obscuros e muito mais! Os sobreviventes podem ser civis ou soldados, cada um com habilidades especializadas. Todos eles jogam juntos como uma equipe, trocando equipamentos e cobrindo uns aos outros. Eles usam quaisquer armas que possam matar Xenos e diminuir a invasão. Quanto melhor for a arma, maior será a quantidade de corpos caídos! Os sobreviventes também devem estar atentos a sua localização, pois as armas convencionais funcionam bem em ambientes fechados, mas a superfície com falta de oxigênio do planeta requer armas mais especializadas. Na maioria das vezes, os Xenos são previsíveis, mas há muitos deles e eles usam táticas desagradáveis. Somente através da cooperação efetiva os jogadores poderão alcançar os objetivos da Missão.
Zombicide Invader é um jogo de tabuleiro para 1 a 6 jogadores, recomendado a partir de 14 anos e com duração média de 60 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Galapagos. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Zombicide Invader contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Cooperação
- Decisão
- Adaptação
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Zombicide Invader
Zombicide Invader é um jogo cooperativo, assim, todos os jogadores vencem e perdem juntos. No início do jogo, os jogadores escolhem uma missão, organizam as peças para compor o mapa da missão no tabuleiro, selecionam os personagens (com suas respectivas fichas) e separam as cartas de equipamento inicial. Há 2 tipos de Sobreviventes no jogo, os Civis e os Soldados, como indicado pelo símbolo em suas fichas. Os Civis podem Procurar em Zonas de sala e costumam ter menores valores de Proteção (geralmente 2). Soldados podem procurar apenas nas Salas de Segurança, mas costumam ter maiores valores de Proteção (geralmente 3). Existem 6 sobreviventes disponíveis no jogo, e no início estes 6 personagens são distribuídos entre os jogadores conforme preferência de cada um.
Os jogadores também recebem um suporte ("Planilha de Sobrevivente") para colocação da sua ficha de personagem e este suporte também funciona como inventário e controle de alguns marcadores. No suporte existem 2 espaços para colocação das cartas de arma (uma para cada mão), dois espaços para cartas de equipamentos que ficam juntos ao corpo, e espaços para cartas de itens de mochila, como armas que não estejam sendo utilizadas e cartas de suporte como a ração militar. O jogo também inclui as 6 miniaturas correspondentes a cada sobrevivente e 64 miniaturas correspondente aos Xenos, além de 2 miniaturas de máquina. As miniaturas não são pintadas porém são bem interessantes, incluindo posições diferentes para Xenos do mesmo tipo e colaborando bastante para a ambientação do jogo.
O jogo é vencido imediatamente quando todos os objetivos da Missão forem cumpridos, porém, o jogo é considerado perdido quando um Sobrevivente inicial tiver sido eliminado, quando os Objetivos da Missão não puderem mais ser realizados ou quando 2 ou mais Zonas de Entrada estiverem conectadas por uma trilha ininterrupta de Zonas de Mofo.
Cada mapa de jogo é dividido em zonas. Em cada turno, os personagens podem se mover de uma Zona para outra contanto que a Zona inicial esteja em contato com a Zona de destino. Mas os cantos não contam. Isso quer dizer que Agentes não podem se mover na diagonal. Os Campos de Visão definem se os Agentes podem se ver. Por exemplo, se um Sobrevivente pode ver um Xeno do outro lado do corredor, de uma sala até a próxima, dentrode uma sala, etc. os Agentes veem em linhas retas paralelas às bordas do tabuleiro. Agentes não veem na diagonal. O seu Campo de Visão cobre todas as Zonas possíveis em linha reta até atingir uma parede ou a borda do tabuleiro.
O jogo contém várias cartas de Equipamento diferentes. As cartas com as armas usadas para atacar os Xenos possuem características de Combate indicadas na parte de baixo da carta. Estas informações incluem quanto barulho a arma faz, qual o alcance da arma, que tipo de munição usa, o dano infrigido no alvo, a precisão da arma e o número de dados rolados ao utilizar a arma. Para utilizar uma arma, o jogador rola o numero de dados indicado na carta e cada resultado igual ou mair que o valor de precisão indica um acerto. Para cada acerto, o oponente recebe o dano correspondente.
Zombicide Invader é jogado ao longo de uma série de Rodadas e cada rodada possui a Fase dos Jogadores e a Fase dos Xenos. Na fase dos jogadores, cada jogador em sua vez ativa seus Sobreviventes, um de cada vez, na ordem que preferir. No início, cada Sobrevivente pode realizar 3 Ações por Turno, mas eles poderão conquistar mais Habilidades que podem conceder Ações extras ao longo do jogo. O Sobrevivente usa suas Ações para matar os Xenos, se mover pelo tabuleiro e realizar outras tarefas para concluir os vários Objetivos de Missão. Algumas Ações fazem barulho, e o barulho atrai os Xenos! Cada Ação usada para atacar utilizando um Equipamento barulhento produz uma ficha de Barulho, e neste caso uma ficha de Barulho é colocada na Zona em que o Sobrevivente realizou a Ação. Ela permanece na Zona em que foi produzida, mesmo que o Sobrevivente se mova. Estas fichas de barulho serão consideradas na fase dos Xenos, quando eles forem se movimentar.
Exemplo de jogada: Magnus gasta sua primeira Ação com uma Marreta para eliminar um Xeno que está em sua própria Zona (ele rola os dados e consegue o resultado necessário para causar dano). A Marreta é uma arma Silenciosa e não produz fichas de Barulho. A segunda Ação é gasta ao disparar com uma Espingarda de Assalto a 1 Zona de distância. A espingarda é uma arma Barulhenta, mas mesmo que múltiplos dados tenham sido jogados, apenas uma Ação foi gasta, então apenas uma ficha de Barulho é colocada na Zona em que Magnus está. O Sobrevivente gasta sua terceira Ação para se movimentar e sair dali para uma zona adjacente. A ficha de Barulho permanece na Zona onde foi produzida e não acompanha Magnus.
Um Xeno é morto quando receber a quantidade mínima de dano necessário para matá-lo. Existem 4 tipos de Xenos no jogo (operários, tanques, corredores e abominações destruidoras), com valores mínimos de dano para serem eliminados entre 1 e 3 dependendo do tipo. Se em um ataque a quantidade mínima de dano causada pela arma não for ao menos igual a quantidade mínima de dano para eliminar o Xeno então nenhum dano é causado. Por outro lado, basta um acerto que cause a quantidade mínima de dano para eliminar o Xeno. Cada tipo de Xeno também possui um valor de dano causado (entre 1 e 3) e um valor de experiência fornecido ao atacante caso seja morto (5 para a Abominação Destruidora e 1 para os demais). Corredores e Abominações Destruídoras também possuem características especiais.
Conforme ganham Pontos de Experiência, os jogadores avançam na "Barra de Perigo" marcada na Planilha de Sobrevivente do Personagem. Existem 4 Níveis de Perigo na Barra de Perigo: Azul, Amarelo, Laranja e Vermelho. A cada Nível de Perigo, o Sobrevivente ganha uma Habilidade nova para ajudá-lo na Missão, da acordo com o indicado na ficha de personagem (exemplo, uma ação ou um dado extra). No entanto, ganhar uma experiência causa um efeito colateral: Na Fase dos Xenos, será comprada uma carta que indicará quantos Xenos novos entrarão no tabuleiro e quanto mais forte for seu Sobrevivente, mais Xenos podem aparecer.
Zombicide Invader possui 2 Máquinas mortais: uma Arma Sentinela Bracamarte e um Robô Pacificador. Suas respectivas cartas de referência mostram suas Habilidades e Equipamentos. Um Sobrevivente pode controlar uma Máquina ao possuir a ficha de Controle correspondente ou a Habilidade de controle Remoto, e ao custo de 1 Ação, o Sobrevivente pode realizar 1 ação específica com Máquina que esteja sob seu controle.
Depois que um jogador tiver ativado todos os seus Sobreviventes, ele passa a vez para o jogador à sua esquerda, que ativará seus Sobreviventes da mesma maneira. Assim que todos os jogadores terminarem seus Turnos, a Fase dos Jogadores termina e se inicia a Fase dos Xenos.
Na Fase dos Xenos, os jogadores fazem o papel dos Xenos. Todos os Xenos no tabuleiro são ativados e gastam 1 Ação para atacar um Sobrevivente que esteja em sua Zona ou, caso não haja ninguém para atacar, para mover-se em direção aos Sobreviventes ou às Zonas barulhentas. Os Xenos Corredores, têm 2 Ações, de modo que podem atacar duas vezes, atacar e se mover, se mover e atacar, ou ainda se mover duas vezes. Cada Xeno na mesma Zona que um Sobrevivente realiza um Ataque. O Ataque de um Xeno é sempre bem-sucedido, não requer rolagem de dados e causa uma quantidade específica de Ferimentos, dependendo do seu tipo (o Operário causa 1 Dano, o Tanque 2 danos, o Corredor 1 dano e a Abominação Destruidora 3 Danos. Os Sobreviventes na mesma Zona compartilham os Ataques dos Xenos da forma como preferirem e cada Ataque bem-sucedido de um Xeno causa a quantidade de Dano indicada.
Os sobreviventes atingidos perdem pontos de Proteção (e movem a Barra de Proteção 1 ponto para baixo na Planilha de Sobrevivente do personagem. Um Sobrevivente é eliminado assim que sua Barra de Proteção atingir 0. Por exemplo: Dois Operários (Dano 1) estão na mesma Zona que 2 Sobreviventes ilesos, sendo um Civil (Proteção 2) e um Soldado (Proteção 3). Os Xenos causam 2 Danos, que podem ser distribuídos de 3 formas: 2 Danos no Civil (o que causará sua morte e o consequente fim do jogo), ou 2 Danos no soldado, o que irá machucá-lo seriamente, ou 1 Dano em cada Sobrevivente.
Os Xenos que não tiverem atacado usam sua Ação para se movimentarem 1 Zona em direção aos Sobreviventes. A primeira Zona que escolhem é aquela com Sobreviventes no Campo de Visão que tenha mais fichas de Barulho (e cada Sobrevivente também conta como uma ficha de Barulho). Se não há Sobreviventes à vista, os Xenos se movem em direção à Zona mais barulhenta. Em ambos os casos, um Xeno sempre escolhe o alvo mais barulhento que pode ver ou ouvir e sempre escolhe a distância mais curta entre ele e o alvo.
As Abominações Destruidoras espalham Mofo pelas Zonas de salas e corredores (mas não pelas Zonas externas). Sempre que uma Abominação Destruidora estiver em uma Zona de sala ou corredor que não tiver Mofo, coloque uma ficha de Mofo Ativo nessa Zona. Ela se tornará uma Zona
de Mofo. As fichas de Mofo podem ser ativadas ou desativadas de acordo com algumas condições específicas, lembrando que uma das condições de fim de jogo com derrota ocorre ao haver 2 ou mais Zonas de Entrada conectadas por uma trilha ininterrupta de Zonas de Mofo ativo.
Quando todos os Xenos tiverem realizado suas Ações, novos Xenos aparecem nas Zonas de Entrada ativas do tabuleiro e os mapas da Missão mostram onde os novos Xenos aparecem. Essas são as Zonas de Entrada. Para cada Zona de Entrada da missão, é comprada uma carta de Xeno que indica o tipo e a quantidade de Xenos que irão aparecer nesta Zona. A quantidade também depende do Nível de Perigo indicado da Planilha do Sobrevivente mais Experiente do jogo, conforme indicado na carta de Xeno.
Assim que todos os objetivos da Missão forem concluídos os jogadores são declarados vencedores! Zombicide Invaders possui regras específicas adicionais que são detalhadas no Manual do Jogo. O Manual inclui dez missões com níveis de dificuldade diferentes.
Obs: Neste review de Zombicide Invader as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Zombicide Invader |
Idade recomendada: | A partir de 14 anos |
Número de Jogadores: | 1 a 6 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 60 minutos |
Editora Nacional: | Galapagos |
Editora Original: | CMON Limited |
Ano: | 2019 |
Autor: | Raphaël Guiton,Jean-Baptiste Lullien,+1 |
Arte: | Henning Ludvigsen |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 30x30x10 cm |
Peso: | 3 Kg |
Mecânicas: | EN - Action Points EN - Cooperative Game Rolagem de Dados Tabuleiro Modular Jogadores com Diferentes Habilidades |
Componentes: | 72 Miniaturas 9 Peças de Mapa 6 Planilhas e Fichas de Sobrevivente 6 Bases Coloridas para os Sobreviventes 6 Dados 48 Pinos 71 Cartas de Equipamento 54 Cartas de Xeno 65 Fichas 1 Manual de Regras |
Manual: | Baixar o Manual |
Preço Médio
O preço médio de Zombicide Invader registrado em 2019 é de R$ 500.