Conheça o jogo Karuba
A partir de 8 anos Idade recomendada |
2 a 4 jogadores Número de Jogadores |
40 minutos Tempo Médio de Jogo |
Fácil Nível de Complexidade |
Muitas luas chegaram e passaram desde que os barcos saíram para a jornada rumo a Karuba. Assim que chegarem à ilha, cada jogador irá liderar uma equipe de exploração composta por quatro aventureiros. Agora eles devem caminhar pela densa selva para alcançar os templos. Cada jogador irá utilizar fichas com trilhas para criar seus próprios caminhos e encontrar os tesouros dos templos! Pelo caminho, os aventureiros poderão coletar cristais e pepitas de ouro, que também contarão como tesouros ao final da partida!
Karuba é um jogo de tabuleiro para 2 a 4 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 40 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Conclave. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Karuba contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Percepção
- Adaptação
- Decisão
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Karuba
Em Karuba o objetivo de cada jogador é conseguir o maior número de pontos até o fim da partida. Os pontos são conseguidos através da descoberta dos tesouros dos templos e das pepitas de ouro e cristais encontradas pelo caminho. Para isto, os jogadores irão decidir onde colocar as peças com trilhas nos seus tabuleiros de ilha, criando os melhores caminhos para que seus exploradores cheguem aos templos e acumulem tesouros. Os componentes do jogo incluem 4 tabuleiros de ilha (1 por jogador), 144 fichas de selva (36 fichas numeradas para cada jogador), 16 aventureiros e 16 templos (4 aventureiros e 4 templos para cada jogador), 16 tesouros de templos (4 tesouros para cada templo), peças de cristais e pepitas de ouro.
O tabuleiro de cada jogador representa uma ilha dividida em 30 espaços (6 colunas e 5 linhas), onde durante o jogo serão colocados as fichas de selva. Dois lados da ilha (esquerdo e abaixo) são lados de praia e os outros dois lados (direito e acima) são lados de selva.
No início do jogo os tabuleiros de cada jogador devem estar idênticos e conter 4 exploradores no lado da praia e 4 templos no lado da selva. Para isso, o primeiro jogador escolhe um aventureiro e o coloca sobre qualquer espaço de praia e pega um templo da mesma cor do aventureiro e coloca em qualquer espaço de selva. Os demais jogadores imitam o primeiro jogador colocando o aventureiro e o templo nos mesmos espaços nos seus respectivos tabuleiros. Os jogadores se alternam desta forma até que os 4 exploradores tenham sido colocados. Deve haver no mínimo 3 espaços de distância entre um aventureiro e o templo da mesma cor.
No centro da mesa serão formadas 4 pilhas de tesouros, correspondentes aos 4 tipos de tesouros diferentes disponíveis nas cores marrom, roxo, azul e amarelo.
Cada tipo de tesouro possui 4 peças de diferentes valores (5, 4, 3, 2) e estas peças devem ser empilhadas em ordem decrescente de valor (o maior em cima), pois serão retiradas conforme cada explorador chegue ao templo de mesma cor (desta forma, os primeiros exploradores a chegarem nos templos receberão mais pontos).
Os jogadores devem decidir quem será o líder da expedição. O líder recebe 36 fichas de selva embaralhadas com a face para baixo. Os demais jogadores também recebem 36 fichas de selva, porém devem organizá-las com a face para cima perto do seu tabuleiro de ilha, em ordem crescente de acordo com o número mostrado nas fichas. As fichas de selva possuem trilhas desenhadas que durante o jogo serão utilizadas para compor o caminho dos exploradores até os templos. As trilhas marcadas nas peças podem ser retas ou conter ramificações.
Em cada turno, o líder da expedição revela uma de suas fichas de selva e em voz alta informa o número desta ficha aos outros jogadores. Ao mesmo tempo todos os jogadores procuram pela ficha de mesmo número em seu estoque. Com a mesma peça nas mãos, cada jogador tem duas opções: Colocar a ficha na ilha (abrindo ou completando trilhas) ou descartar a ficha e mover um aventureiro pelas trilhas formadas.
Para alocar uma ficha na ilha, basta colocar a mesma em qualquer terreno vazio disponível, porém o número da ficha deve ficar sempre no canto superior esquerdo (ou seja, a orientação das fichas deve ser sempre a mesma). Não é obrigatório complementar qualquer caminho já existente no tabuleiro e becos sem saída são permitidos (porém com cuidado para não bloquear acidentalmente um aventureiro e o impedir de se movimentar!). Os jogadores devem escolher com atenção onde colocar suas peças, de forma a aumentar a chance de formar trilhas que possam conduzir cada explorador ao templo correspondente a sua cor. Se uma ficha com o símbolo de cristal ou pepita de ouro for revelada, cada um pega o item correspondente do centro da mesa e o coloca sobre a ficha com o símbolo (ouro e cristais valerão pontos ao final da partida).
Caso decida descartar a ficha, o jogador poderá mover uma aventureiro pelas trilhas. O número de espaços que o explorador pode se mover depende do número de bifurcações que ficha possui (a quantidade de passos igual à quantidade de caminhos que levam para a margem da ficha, podendo ser igual a 2, 3 ou 4 passos). Apenas um aventureiro pode ocupar cada ficha e não é permitido saltar sobre outro aventureiro. Somente é permitido movimentar um aventureiro por vez, porém nem todos os passos disponíveis precisam ser utilizados, pois para coletar pepitas de ouro ou cristais, um aventureiro deverá terminar seu turno em cima da ficha em questão (e desistir de quaisquer pontos adicionais de movimento que restarem). Para a pontuação de jogo, os cristais valem 1 ponto e as pepitas de ouro valem 2 pontos.
Assim que um aventureiro consegue chegar em um templo de mesma cor, o jogador correspondente pega do centro da mesa o tesouro de maior valor disponível da cor do templo e o coloca à sua frente. Então o aventureiro permanecerá no templo até o final da partida. Se mais de um jogador alcançar um templo da mesma cor no mesmo turno, cada um deles receberá a mesma quantidade de pontos de vitória (um jogador pega o tesouro de maior valor na pilha e os demais que chegarem no mesmo turno pegam os tesouros de menor valor na mesma pilha e completam a diferença com cristais do estoque). Exemplo: Luís alcançou o templo marrom com seu aventureiro marrom e pegou o tesouro marrom que vale 5 pontos. Miriam e Christina alcançaram o templo marrom com seus aventureiros marrons um turno mais tarde. Miriam pegou o tesouro que vale 4 pontos. Christina recebe o tesouro que vale 3 pontos e pega um cristal do estoque. Isso significa que tanto Miriam quanto Christina recebem 4 pontos de vitória por alcançarem o templo marrom.
A partida termina quando a última das 36 fichas de selva for revelada pelo líder da expedição; ou quando todos os 4 aventureiros de um jogador alcançarem seus respectivos templos (o que ocorrer primeiro). Cada jogador deve então somar os pontos marcados nas suas fichas de tesouro com os pontos dos cristais e pepitas de ouro que conseguiu acumular durante a jornada (lembrando que os cristais valem 1 ponto e as pepitas de ouro valem 2 pontos). O jogador com o maior número de pontos é o grande vencedor! Em caso de empate, o vencedor será aquele que tiver a maior quantidade de fichas de selva em sua ilha.
Karuba é jogo estratégico mas com regras fáceis, capaz de divertir ao mesmo tempo adultos e crianças.
Obs: Neste review de Karuba as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Karuba |
Idade recomendada: | A partir de 8 anos |
Número de Jogadores: | 2 a 4 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 40 minutos |
Editora Nacional: | Conclave |
Editora Original: | HABA |
Ano: | 2015 |
Autor: | Rüdiger Dorn |
Arte: | Claus Stephan |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 31,5x22,0x7,0 cm |
Peso: | 1,4 Kg |
Mecânicas: | Movimento em Grades Construção de Rotas Ação Simultânea Colocação de Peças |
Componentes: | 144 Tiles de Ilhas 16 Peças de Tesouros 16 Templos de Madeira 16 Meeples de Aventureiros 4 Tabuleiros dos Jogadores 64 Cristais 12 Pepitas 1 Livro de Regras |
Manual: | Baixar o Manual |
Prêmios e Méritos
2016 Spiel des Jahres Nominee
2015 Golden Geek Best Family Board Game Nominee
Preço Médio
O preço médio de Karuba registrado em 2019 é de R$ 164.