Conheça o jogo New York 1901


Logo Post New York 1901
A partir de 14 anos
Idade recomendada
2 a 4 jogadores
Número de Jogadores
60 minutos
Tempo Médio de Jogo
Fácil
Nível de Complexidade

O ano é 1901 e o recente fascínio com edifícios altos não parece ser uma moda passageira. Seu tio – que descanse em paz – deixou-lhe uma pequena propriedade na Baixa Manhattan. Esta é sua chance de iniciar uma carreira no ramo imobiliário e construir, construir e construir mais um pouco. Você se juntará às fileiras de outros grandes empreendedores que tentam estabelecer a maior metrópole do mundo: A cidade de Nova York!

New York 1901 é um jogo de construção de arranha-céus. O objetivo dos jogadores é desenvolver um notável império imobiliário em Nova Iorque adquirindo terrenos e construindo arranha-céus para marcar pontos. Em cada turno, antes de construir, os jogadores terão as opções de expandir seu território, adquirir um novo lote, ou demolir seus edifícios atuais e substituí-los por outros melhores. O jogador com mais pontos ao final do jogo é o vencedor!

New York 1901 é um jogo para 2 a 4 jogadores, recomendado a partir de 14 anos e com duração média de 60 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Papergames. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.


Imagens do Jogo


Habilidades envolvidas ao jogar

Imagem ilustrativa das habilidades exercitadas durante o jogo New York 1901

Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, New York 1901 contribui para exercitar as seguintes habilidades:

- Decisão
- Percepção visual
- Atenção

Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.

 

Resenha e como jogar New York 1901

Review Jogo New York 1901 Imagem 1 Em New York 1901 o objetivo dos jogadores é ser o jogador com o maior número de pontos ao final da partida, marcados através da colocação de seus arranha céus nos lotes marcados no tabuleiro.

New York 1901 inclui 1 tabuleiro de jogo, 80 peças de arranha céus, 16 miniaturas de trabalhadores (4 para cada jogador), 4 miniaturas de arranha céu (1 para cada jogador) e diversos tipos de cartas e fichas. O tabuleiro de jogo é dividido em 5 Bairros representados pelas diferentes áreas coloridas, e divididos em 13 lotes cada bairro, marcados pelas linhas sólidas em diferentes formatos. Existem dois tipos de lotes, os lotes de Tamanho 2 e Lotes de Tamanho 3. Lotes de Tamanho 3 possuem flores impressas sobre eles para que possam ser facilmente localizados no tabuleiro. Cinco importantes ruas estão impressas em cores diferentes para ajudar na sua identificação. Estas ruas têm potencial para marcar pontos ao final da partida. A Trilha de Pontuação em torno do perímetro do tabuleiro registra a pontuação de cada jogador durante a partida e indica quando novas Gerações Tecnológicas são destravadas.

No início da partida, cada jogador recebe 18 peças de Arranha-céus, 1 Edifício Inicial, 4 Trabalhadores, 1 Ficha de Rei, 3 Cartas de Ação e 1 Marcador de Pontuação. Os Edifícios Iniciais determinam o Lote inicial de cada jogador no tabuleiro. Os jogadores podem utilizar as Cartas de Ação no início do seu turno para conseguir uma ação bônus especial, e podem usar quantas Cartas de Ação quiserem em seu turno (das 3 disponíveis), porém cada carta só pode ser usada uma vez por partida. Exemplo: A Carta de Ação "Explosão de Construções" garante ao jogador uma ação adicional de construir no turno (após o uso, o jogador vira a carta para sinalizar que já foi utilizada). As Cartas de Ação são explicadas no manual do jogo.

Review Jogo New York 1901 Imagem 2 Também no início da partida são abertas na mesa, próximo ao tabuleiro 3 Cartas de "Ruas de Nova York" e 1 "Carta de Desafios". Tanto as cartas de Rua quanto as cartas de Desafio adicionam condições específicas que podem render pontos no final da partida.

Por exemplo: A Carta de Desafio "Barão do Bronze" faz com que ao final da partida, os jogadores recebem 5, 10 ou 15 pontos por terem 4, 5 ou 6 de seus Arranha-céus nível bronze ainda no tabuleiro. As Cartas de Desafio são explicadas no manual do jogo.

Já as Cartas de Ruas de Nova Iorque indicam nomes de rua no tabuleiro, determinando quais ruas premiarão 5 pontos adicionais para os jogadores que tiverem mais Arranha-céus erguidos em frente a elas ao final da partida.

Review Jogo New York 1901 Imagem 3 Em cada turno de jogo, os jogadores vão aumentar seu território ou "Construir" um novo edifício em um lote de seu território. Para aumentar o território, dois tipos de ações são possíveis: "Expandir" ou "Demolir" um edifício já construído.

Para "Expandir" seu território, o jogador precisa de um Trabalhador disponível. Se o jogador tiver um Trabalhador disponível no início de seu turno ele pode pegar uma das 4 Cartas de Lote disponíveis próxima ao tabuleiro "Mercado Aberto" e colocá-la sobre sua Carta de Personagem (para manter registro de seu crescente Território), e então, colocar um Trabalhador sobre um Lote no tabuleiro que corresponda em cor e tamanho à Carta de Lote que foi adquirido neste turno.

O jogador não pode adquirir um Lote no tabuleiro que já seja parte do Território de outro jogador (que já possua um trabalhador). Ao colocar o Trabalhador sobre o lote, ele fica reservado e o jogador pode construir se desejar. As cartas do mercado aberto vão sendo repostas com novas cartas ("Mercado Futuro") conforme forem sendo escolhidas. Cada jogador possui 4 trabalhadores que pode utilizar para reservar os lotes.

Review Jogo New York 1901 Imagem 4 Os jogadores podem "Construir" em qualquer parte de seu território utilizando qualquer uma das 18 peças de arranha céus que recebem no início da partida (e recuperar seu trabalhador ao fazer isto). Cada peça de arranha-céu possui uma forma específica que precisa ser acomodada dentro do território do jogador para que possa ser construída (eles podem ser construídos sobre múltiplos Lotes e Bairros, desde que sejam do território do jogador).

Os arranha-céus não precisam preencher completamente os Lotes sobre os quais eles são construídos, porém devem tocar uma rua ou um parque (cantos não contam). Cada Arranha-céu neste jogo representa um arranha-céu do mundo real que, em algum momento, foi erguido na cidade de Nova Iorque. O número impresso em cada peça de Arranha-céu representa a quantidade de pontos que o jogador irá ganhar quando construí-lo. Os jogadores recuperam seu Trabalhador mesmo quando um Lote for apenas parcialmente preenchido.

Review Jogo New York 1901 Imagem 5 Exemplo "Expandir e Construir": O jogador verde adquire uma Carta de Lote amarela de 3 espaços e coloca 1 de seus Trabalhadores num Lote disponível de mesmo tamanho e cor. Ele decide Construir um Arranha-céu nível bronze de tamanho 2 e marca 2 pontos por ele, além de recuperar seu trabalhador. O espaço amarelo restante não utilizado, marcado na ilustração com o símbolo ainda faz parte de seu Território. Mais tarde na partida, o jogador verde adquire um Lote amarelo de tamanho 2 bem ao lado do Lote que ele adquiriu anteriormente. Ele então utiliza os espaços recém-adquiridos e o espaço que lhe restou anteriormente para construir seu novo Arranha-céu, marcando 3 pontos por isso.

A cor impressa em torno do número de pontos da peça de cada arranha céu representa a Geração Tecnológica daquele edifício. Há três níveis de Gerações Tecnológicas: bronze, prata e ouro. No começo do jogo, os jogadores só podem construir Arranha-céus nível bronze. À medida que avançam na Trilha de Pontuação, cada jogador, em algum momento, destrava tecnologias de nível prata e ouro para si (como indicado na Trilha de Pontuação) e no seu turno o jogador pode optar por demolir um arranha céu préviamente construído para construir um novo de maior de pontuação (esta é a ação de "Demolir").

Review Jogo New York 1901 Imagem 6 Exemplo "Demolir e Construir": O jogador Verde atingiu o limiar de 18 pontos na trilha de pontuação, então agora ele pode construir Arranha-céus nível prata e ouro. Ele quer utilizar a opção de "Demolir" para marcar pontos, então ele pode Demolir seus 2 Arranha-céus nível bronze para Construir um grande Arranha-céu nível prata ou ouro. Alternativamente, ele pode Demolir seus 2 Arranha-céus nível bronze para construir um pequeno Arranha-céu nível prata ou ouro. O jogador verde decide construir um pequeno arranha céu, então os 2 Arranha-céus nível bronze que ocupam o perímetro do novo Arranha-céu são removidos do jogo, o que libera um Lote amarelo completamente. Aquele Lote amarelo ainda pertence a Verde então ele deve marcá-lo com um de seus Trabalhadores. O espaço amarelo restante, marcado na ilustração com o símbolo "X" ainda faz parte de seu Território.

Review Jogo New York 1901 Imagem 7 Existem 4 arranha céus "lendários" no jogo. Estes arranha céus são nível ouro e valem bons pontos, ficando disponíveis para todos os jogadores. Quando couber em seu Território, cada jogador pode construir um dos Arranha-céus Lendários durante o passo de Construir de seu turno, colocando a Ficha de Rei sobre ele para mostrar que pertence a qual jogador pertence.

O final da partida é disparado quando um jogador tiver apenas 4 Arranha-céus não construídos restantes à sua frente ou houver apenas 3 cartas restantes no "Mercado Aberto" e o "Mercado Futuro" estiver vazio.

Quando disparar o final da partida, o jogador irá completar seu último turno e cada outro jogador receberá também um último turno, antes da partida proceder à Fase de Pontuação.

O final de jogo é disparado quando as cartas de lote do mercado aberto ou os arranha céus de um jogador estiverem se esgotando. A pontuação final é calculada considerando os pontos que os jogadores já marcaram pelas suas construções e os pontos adicionais fornecidos por Cartas Desafio, Cartas de Rua e Cartas de Ação, conforme as regras específicas de cada carta. O jogador que conseguir mais pontos ao fim da partida é o vencedor!

Obs: Neste review de New York 1901 as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.


Ficha Técnica do Jogo

Título:New York 1901
Idade recomendada:A partir de 14 anos
Número de Jogadores:2 a 4 jogadores
Tempo Médio de Jogo:60 minutos
Editora Nacional:Papergames
Editora Original:Blue Orange Games
Ano:2015
Autor:Chénier La Salle
Arte:Vincent Dutrait
Idioma:Português - BR
Dimensões:30,0x30,0x7,0 cm
Peso:1,5 Kg
Mecânicas:Controle/Influência de Área
Seleção de Cartas
Colocação de Peças
Componentes:1 Tabuleiro Central
76 Peças de Arranha-Céus
4 Peças de Arranha-Céus Lendários
16 Miniaturas de Trabalhadores
4 Miniaturas de Arranha-Céus
65 Cartas de Lotes
12 Cartas de Ação
5 Fichas de Personagem
5 Cartas de Ruas de Nova Iorque
5 Cartas de Desafio
4 Fichas de Rei
1 Livro de Regras
Berço / Insert Plástico
Manual:Baixar o Manual

Prêmios e Méritos

2016 Mensa Select Winner
2016 Gioco dell?Anno Nominee
2015 Vuoden Peli Strategy Game of the Year Winner
2015 Golden Geek Best Family Board Game Nominee


Preço Médio

O preço médio de New York 1901 registrado em 2019 é de R$ 210.


Assine nossa Newsletter:

Veja também:

NMBR9 é um divertido jogo de colocação de peças!
 
Construa seu planeta neste jogo temático e agradável!
 
Em Oceanos, jogue como um Capitão da Expedição e mergulhe nas profundezas do oceano a bordo do seu submarino.
 
Construa o parque mais atrativo de todos e gere felicidade!
 
Anões estão entres as criaturas mais destemidas e trabalhadoras que você pode encontrar!
 
Escolha sua melhor carta e mude as regras se necessário!
 
os jogadores construirão uma casa de cartas, andar por andar, o mais alto que puderem, para o Super Herói Rhino.
 
Você é um artista competindo com colegas de profissão para criar o mais lindo vitral da Sagrada Família.
 
Seja rápido na identificação dos padrões e ganhe o SET!
 
Com mecânicas simples e elegantes, o jogo foi indicado ao prêmio de jogo do ano em 2014