Conheça o jogo Ultimate Warriorz
A partir de 8 anos Idade recomendada |
2 a 8 jogadores Número de Jogadores |
30 minutos Tempo Médio de Jogo |
Fácil Nível de Complexidade |
Em Ultimate Warriorz, cada jogador joga com um dos “Ultimate Warriorz”, prontos para fazerem o que for necessário para vencer a batalha tribal conhecida como “O Estrondo da Tribo”, organizado a cada eclipse solar, na legendária Ilha do Fim do Mundo. O clima de “Cada um por si” é garantido porque, no fim, apenas um Guerreiro permanecerá de pé: O escolhido, o único Ultimate Warriorz! Será necessário um excelente timing para vencer esta batalha! Posicione corretamente o seu guerreiro na arena e, com suas cartas, utilize as técnicas secretas no melhor momento, usando também a vantagem de seu item mágico para causar a maior quantidade de dano... Mas, sobretudo, evite os ataques dos seus inimigos!
Ultimate Warriorz é um jogo de tabuleiro para 2 a 8 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 30 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Conclave. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Ultimate Warriorz contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Adaptação
- Decisão
- Interação
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Ultimate Warriorz
Em Ultimate Warriorz, os jogadores assumem o papel de um dos 8 “Ultimate Warrior”, desde o pequeno mosqueteiro Agaric até o poderoso dragão vermelho, Zamioculcas, cada qual com virtudes e fraquezas. Entre os outros guerreiros estão: Jojoba o Goblin Indiano, Bonzai o Samurai anão, Cactus o Gladiador Orc, Burdock o Leão Escocês, Sorgho o Minotauro matador e Baobab o Barbararvore! Após escolhido o guerreiro, cada jogador recebe o personagem de cartolina de seu Guerreiro, a Carta de Personagem correspondente, as 8 cartas de ação do personagem, a ficha de amuleto da sorte e a quantidade de fichas de Pontos de Vida de acordo com o indicado na Carta de Personagem (incluindo uma ficha grande, que vai ser utilizada no "primeiro ferimento", conforme explicado abaixo).
A carta de cada personagem indica a quantidade inicial de pontos de vida (no símbolo de coração), o número de defesa (no símbolo do escudo), o nome e o tamanho do guerreiro (o tamanho do guerreiro é igual a sua quantidade inicial de pontos de vida). As cartas de ação indicam a iniciativa, o número de pontos de movimento, a defesa, o número de dados rolados no combate "mano à mano", o número de dados rolados no combate a distância (tiro) e uma explicação da técnica secreta ou ítem mágico. Cada um dos Guerreiros tem duas cartas especiais de Ação (uma técnica secreta e um item mágico), ambos com uma caixa na base contendo uma explicação. Confira dois exemplos abaixo:
Guerreiro: Agaric (O Mosqueteiro Cozinheiro)
Técnica Secreta: O explosivo "Barril de Pólvora". Este explosivo ataque à distância tem um poder de destruição de 3 dados e alveja TODOS os Guerreiros na Zona alvo (uma rolagem se aplica a todos os alvos)!
Ítem Secreto: O Anel Fantasmagórico "Para onde ele foi?". Pelo tempo que estar carta estiver ativada, ninguém poderá atacar Agaric à longa distância. Ataque mano-a-mano ainda é possível.
Guerreiro: Sorgho (o Minotauro Matador)
Técnica Secreta: O incrível "Estilo Assassino Exterminotauro". Quanto mais ações Sorgho tiver realizado anteriormente, mais efetivo ele será. Ele rola uma quantidade de dados igual ao número de cartas de ação que ele já tiver usado (incluindo esta).
Ítem Secreto: O Equipamento Ultra Brilhante "Tente encostar em mim!". O brilho do equipamento do Sorgho cega cada oponente que tentar atacá-lo. Os oponentes rolam um dado a menos em seus ataques contra Sorgho enquanto esta carta estiver ativa.
O tabuleiro possui 7 “Zonas de Combate” separadas por linhas desenhadas na areia da Arena – seis zonas periféricas e uma grande zona central com um eclipse desenhado no centro. No início da partida cada jogador coloca seu Guerreiro em uma zona vazia da Arena, começando com o menor Guerreiro e seguindo em ordem crescente de tamanho.
Tradicionalmente, o “Estrondo Tribal” acontece em 7 rounds. Em cada round os jogadores deverão escolher uma carta de ação de sua mão para ser utilizada. A carta de ação escolhida por cada jogador somente é revelada na mesa na etapa correspondente a sua iniciativa, e quando a carta é revelada inicia-se o turno do jogador e as ações correspondentes. No início do round, assim que todos os jogadores já tiverem escolhida a carta de ação, inicia-se uma contagem em voz alta, de 8 a 1, correspondente aos números das iniciativas. Quando o valor da iniciativa (o número no círculo próximo ao símbolo) da carta jogada for dito, o jogador vira a carta e realiza seu turno. Se vários jogadores tiverem a mesma iniciativa, eles realizam seus turnos em ordem crescente de tamanho. Em seu turno, a primeira coisa que o jogador tem que fazer é cobrir sua carta de Ação anterior (ou sua carta de Guerreiro durante o primeiro do turno da partida) com a escolhida para este turno. Ela se torna sua carta ativa. Então, o jogador tem que realizar TODAS as ações da carta (movimento, mano-a-mano e/ou atirar) na ordem que escolher. As ações devem ser feitas da seguinte forma:
MOVIMENTO: Para cada ponto de movimento, o jogador tem que movimentar seu Guerreiro uma o Zona (cruzando a linha no tabuleiro). Um Guerreiro não pode voltar para a Zona da qual iniciou seu turno. Um jogador tem que usar todos os pontos de movimento indicado na carta de Ação. Se a carta possuir valores de ataque "Mano à Mano" e/o "Atirar", estes podem ser realizados antes, durante, ou depois do movimento. Algumas cartas possuem o valor zero em movimento, e neste caso o jogador não pode se movimentar.
MANO-A-MANO: Um valor maior que 0 em sua característica indica que o jogador tem que atacar um guerreiro que esteja na mesma zona. Ele poderá fazê-lo antes, depois ou durante seu movimento deste turno (por exemplo, se a carta indicar dois pontos de movimento, o jogador pode atacar antes ou depois do movimento, ou pode andar 1 ponto de movimento, atacar e andar o ponto restante de movimento). Para atacar, o jogador atacante rola uma quantidade de dados igual ao valor indicado no símbolo de combate da carta e então compara o resultado de cada dado com a defesa do alvo. Cada resultado que for igual ou maior que o valor da defesa causa 1 ferimento no alvo.
ATIRAR: Este é um ataque de longa distância. Um valor maior que 0 em sua característica indica que o jogador tem que atirar contra um guerreiro que esteja em uma zona diferente da sua. A avaliação de dano é feita de forma similar ao ataque "mano à mano": O jogador atacante rola uma quantidade de dados igual ao valor indicado no símbolo de tiro da carta e então compara o resultado de cada dado com a defesa do alvo. Cada resultado que for igual ou maior que o valor da defesa causa 1 ferimento no alvo. Ele pode atirar em uma zona adjacente ou em uma mais distante, porém neste último caso 1 ponto deve ser subtraído de cada dado rolado antes de compará-los à Defesa do alvo. O ataque de tiro também pode ser feito antes, depois ou durante o movimento do jogador deste turno.
Para cada ferimento que tiver infligido, o atacante recebe do alvo uma de suas fichas de Pontos de Vida. Ao ser conquistada, esta ficha de Ponto de Vida e transforma em uma ficha de Ponto de Popularidade (o jogador vira a ficha para o lado do desenho do louro e ela agora vale um Ponto de Popularidade). Quando um guerreiro perde seu primeiro Ponto de Vida, seu oponente pode pegar sua ficha grande de Ponto de Vida. Esta ficha grande vale 3 Pontos de Popularidade. Porém cuidado! Se houver uma eliminação durante os 3 primeiros rounds, a plateia fica descontente e joga pedras no Guerreiro que eliminou seu oponente tão precocemente, fazendo-o perder Pontos de Vida.
Cada guerreiro tem também uma ficha de “Amuleto da Sorte” que pode usar uma vez por partida quando ele for alvo do ataque de um oponente para: Ou virar um dado do atacante para o lado oposto (por exemplo, mudando um resultado 6 para um resultado 1). Ou forçar o atacante a re-rolar até 3 dados. O novo resultado não pode ser alterado e será o resultado final dos dados.
Quando um guerreiro perde seu último Ponto de Vida, ele é eliminado da partida, e o guerreiro atacante recebe a figura da sua vítima como troféu.
Depois que todos os jogadores tiverem realizado suas ações (o que significa que todas as cartas de ação jogadas neste round foram resolvidas em ordem decrescente de Iniciativa), um novo round de combate se inicia. Cada jogador escolhe uma nova carta de Ação daquelas que ainda sobraram em suas mãos (a carta usada anteriormente não poderá mais ser usada), e uma nova contagem de iniciativa se inicia, prosseguindo desta forma sucessivamente até que todos os Guerreiros sobreviventes tenham jogado sua última carta no 7º round. Se um Guerreiro for o único a ficar de pé antes do 7º round, ele é declarado o grande. Ao final do 7º round, independente de quantos guerreiros ainda restarem em jogo, o gongo final será soado. Se mais de um Guerreiro ainda estiver em condições de combate até o final do 7º round, o Guerreiro com a maior quantidade de Pontos de Popularidade é declarado vencedor! Se vários guerreiros empatarem em Popularidade, o guerreiro que tiver eliminado a maior quantidade de oponentes é o vencedor.
Ultimate Warriorz também pode ser jogado em equipes (se algum guerreiro do membro da equipe ganhar, então toda a equipe ganha) ou ainda cada jogador pode controlar mais de um guerreiro (quando o número de jogadores for menor do que 8). No manual os jogadores encontram algumas sugestões de personagens que poderão ser usadas.
Obs: Neste review de Ultimate Warriorz as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Ultimate Warriorz |
Idade recomendada: | A partir de 8 anos |
Número de Jogadores: | 2 a 8 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 30 minutos |
Editora Nacional: | Conclave |
Editora Original: | Matagot |
Ano: | 2011 |
Autor: | Guillaume Blossier |
Arte: | Jean-Baptiste Reynaud |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 30,0x30,0x5,5 cm |
Peso: | 1 Kg |
Mecânicas: | EN - ACT-12 Variable Player Powers Rolagem de Dados Movimento em Grades Gestão de Mão Eliminação de Jogadores EN - TRN-09 Simultaneous Action Selection" "objecttype |
Componentes: | 8 Personagens Ultimate Warriorz com suas Respectivas Bases de Plástico e Zip Lock 74 Fichas de Pontos de Vida/Pontos de Popularidade 2 Fichas de Eletrochoque para Burdock 8 Cartas de Personagens 1 Ficha de Crânio para Baobab 8 Fichas de Amuleto da Sorte 4 Peças de Parede com Colunas 64 Cartas de Ação 1 Trilha de Rounds 1 Marcador de Round 6 Dados 1 Livro de Regras |
Manual: | Baixar o Manual |
Preço Médio
O preço médio de Ultimate Warriorz registrado em 2019 é de R$ 114.