Conheça o jogo Xadrez
A partir de 7 anos Idade recomendada |
2 jogadores Número de Jogadores |
60 minutos Tempo Médio de Jogo |
Moderada Nível de Complexidade |
O xadrex é tão antigo que não se sabe exatamente quando e onde surgiu. Estima-se que tenha surgido no século III na Ásia. Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak escrito no século VI. Uma das histórias conta que havia uma pequena cidade chamada Taligana, e o único filho do poderoso rajá foi morto em uma sangrenta batalha. O rajá entrou em depressão e nunca havia conseguido superar a perda do filho. O grande problema era que o rajá não só estava morrendo aos poucos, como também estava se descuidando em relação ao seu reino. Era uma questão de tempo até que o reino caísse totalmente. Vendo a queda do reino, um brâmane chamado Lahur Sessa, certo dia foi até o rei e lhe apresentou um tabuleiro contendo 64 quadrados, brancos e pretos, além de diversas peças que representavam fielmente as tropas do seu exército, a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. O sacerdote disse ao rajá que tal jogo poderia acalmar seu espírito e que sem dúvida alguma, iria curar-se da depressão. De fato, tudo o que o brâmane disse acontecera, o rajá voltou a governar seu reino, tirando o a crise de seu caminho. Na verdade, o que o brâmane apresentou para o rajá não foi o jogo de xadrez, foi a chaturanga, uma das principais variantes do jogo de xadrez moderno.
Xadrez é um jogo de tabuleiro para 2 jogadores, recomendado a partir de 7 anos e com duração média de 60 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Xalingo. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
Imagens do Jogo
Habilidades envolvidas ao jogar
Dentro da faixa etária recomendada e pelas suas características e mecânicas de jogo, Xadrez contribui para exercitar as seguintes habilidades:
- Atenção
- Planejamento
- Priorização
Além disso, de uma forma geral todos os jogos podem colaborar para o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais.
Resenha e como jogar Xadrez
No xadrez, o objetivo de cada jogador é capturar o rei adversário ou impedi-lo de se movimentar (esta situação é chamada de Xeque Mate). O tabuleiro de xadrez é composto por 64 casas que se alternam entre cores claras e escuras. Cada jogador possui 16 peças que no início da partida são organizadas no tabuleiro em uma ordem específica: 2 Torres, 2 Cavalos, 2 Bispos, 1 Rainha, 1 Rei e 8 peões. Os jogadores se alternam em turnos e em seu turno cada jogador pode movimentar somente uma peça. A captura de uma peça acontece quando o jogador movimenta uma peça sua para uma casa do tabuleiro ocupada pela peça do adversário, que é então capturada (retirada do jogo). A posição inicial das peças no tabuleiro é sempre a mesma.
No início do jogo, cada jogador escolhe sua cor de peça (normalmente claras ou escuras) e então, cada jogador olhando para as próprias peças dispõe as mesmas no tabuleiro na seguinte ordem: Cada Rainha é colocada na primeira fileira na casa de sua cor (a Rainha Clara na casa clara e a Rainha Escura na casa Escura), em seguida são colocadas as Torres nas laterais extremas do tabuleiro, depois os Cavalos ao lado das Torres, depois os Bispos ao lado dos Cavalos e por fim o Rei é colocado na casa ao lado da Rainha. Os peões são colocados na segunda fileira de cada jogador. Cada uma destas peças possui as suas próprias características:
- O Rei: O Rei é a peça mais importante e que deve ser protegida para se evitar perder o jogo ("Xeque Mate"). O Rei pode se movimentar em qualquer direção (na horizontal, na vertical, ou na diagonal) mas somente uma casa por lance. O Rei pode andar para frente ou para trás. O Rei ataca na mesma diração do movimento (caso o movimento termine em uma casa ocupada por uma peça adversária). O rei nunca pode fazer um movimento que resulte em um Xeque Mate para ele.
- A Rainha: A Rainha é a peça mais poderosa do jogo. A Rainha pode se movimentar uma ou mais casas pelo tabuleiro, em qualquer direção: Na horizontal e na vertical (assim como uma Torre) ou nas diagonais (assim como um Bispo). A Rainha pode andar para frente ou para trás e a Rainha ataca na mesma diração do movimento (caso o movimento termine em uma casa ocupada por uma peça adversária).
- O Bispo: O Bispo pode se movimentar uma ou mais casas pelo tabuleiro, mas esta peça se movimenta somente pelas diagonais pelo tabuleiro. Note que existem dois Bispos que se movimentam em casas de cores opostas (um Bispo se movimenta pelas casas escuras e outro Bispo se movimenta pelas casas claras). O Bispo ataca na mesma diração do movimento (caso o movimento termine em uma casa ocupada por uma peça adversária). O Bispo pode andar para frente ou para trás.
- O Cavalo: O Cavalo é a única peça que pode "saltar" sobre outras peças (sejam elas "amigas" ou "advesárias". A movimentação do cavalo é feita em forma de "L", ou seja, anda 2 casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e depois mais uma em sentido perpendicular ao movimento inicial. Por exemplo: Se o cavalo se movimentou duas casas para frente ele deve terminar o movimento em "L" virando uma casa à direita ou à esquerda. O Cavalo irá capturar uma peça caso exista uma peça advesária na casa onde este Cavalo terminou seu movimento. O Cavalo pode andar para frente ou para trás.
- A Torre: A Torre pode se movimentar uma ou mais casas pelo tabuleiro, mas somente de forma horizontal (linhas do tabuleiro) ou vertical (colunas do tabuleiro). Note que existem duas Torres que se movimentam em casas de cores opostas (uma Torre se movimenta pelas casas escuras e outra Torre se movimenta pelas casas claras). A Torre ataca na mesma diração do movimento (caso o movimento termine em uma casa ocupada por uma peça adversária). A Torre pode andar para frente ou para trás.
- Peão: O peão somente pode fazer movimentos diretamente à frente isto é, não pode retroceder nem se movimentar para os lados. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se 1 casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de 2 casas à frente. Um peão, ao alcançar a última linha do tabuleiro (a primeira do lado do adversário) é promovido a uma das seguintes peças: Rainha, Torre, Bispo ou Cavalo. O peão também possui uma forma diferente de capturar peças, pois ele somente pode fazer uma captura se houver uma peça do adversário nas diagonais à sua frente (ou seja, o peão se movimenta para frente, porém captura nas diagonais).
Se um jogador conseguir capturar o Rei adversário (Xeque Mate) ou deixá-lo em uma situação que qualquer movimento que este Rei faça resulte em uma situação de captura, a partida termina e o jogador é declarado o vencedor.
Xadrez é um jogo inteligente e desafiador, e possui uma legião de fãs pelo mundo. Existem diversas marcas que oferecem peças e tabuleiro de Xadrez no mercado, inclusive a marca Xalingo que é bastante tradicional e que mencionamos aqui. O manual que disponibilizamos nesta página foi elaborado pelo professor Helio Neto do Centro Educacional Sesc Cidadania . Este excelente manual apresenta não somente as regras, mas também dicas, principas movimentos, jogadas e até uma lista dos melhores jogadores de xadrez.
Obs: Neste review de Xadrez as regras from resumidas. Para maior riqueza de informações consulte o manual do jogo.
Ficha Técnica do Jogo
Título: | Xadrez |
Idade recomendada: | A partir de 7 anos |
Número de Jogadores: | 2 jogadores |
Tempo Médio de Jogo: | 60 minutos |
Editora Nacional: | Xalingo |
Editora Original: | (Public Domain) |
Ano: | 2000 |
Autor: | Desconhecido |
Arte: | Desconhecido |
Idioma: | Português - BR |
Dimensões: | 32x32x6 cm |
Peso: | 1 Kg |
Mecânicas: | Movimento em Grades |
Componentes: | 1 tabuleiro 16 peças brancas (2 Torres/ 2 Cavalos/ 2 Bispos/ 1 Rainha/ 1 Rei / 8 peões) 16 peças pretas (2 Torres/ 2 Cavalos/ 2 Bispos/ 1 Rainha/ 1 Rei / 8 peões) |
Manual: | Baixar o Manual |
Preço Médio
O preço médio de Xadrez registrado em 2019 é de R$ 125.